Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

FUNDAÇÃO PRÓ-RIM RECEBE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE QUALIDADE

Instituição catarinense é a primeira no mundo na área de nefrologia com esta acreditação canadense

Sábado, 18 de novembro de 2017

 

Clique para ampliar
Dr Rubens José Covello.Dr Marcos Alexandre Vieira.Eviline Neermann Foto: Taiane Pereira
 

A Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes renais, recebeu na última quinta-feira (09/11) a certificação internacional QMentum, tornando-se a primeira instituição de nefrologia no mundo a alcançar a qualificação na metodologia da Accreditation Canadá International, de acordo com Dr Rubens José Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation, instituição líder no mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade no segmento da saúde.

 

A acreditação em nível Diamante confirma a excelência em segurança para o paciente pela qualidade na área da assistência à saúde em todos os serviços oferecidos pela Pró-Rim. A entrega do certificado aconteceu no auditório da UniSociesc, em Joinville (SC), durante o Fórum Certificação de Qualidade para Instituições de Saúde.

O processo de reconhecimento internacional iniciou-se em julho de 2015. Para obter a certificação, a instituição adotou vários procedimentos de qualificação em todas as áreas de atendimento.

 

Na prática a Fundação Pró-Rim tornou-se o primeiro serviço acreditado pela metodologia canadense, no mundo, porque este formato específico, prestado pela instituição, não existe nem no Canadá. “A Fundação Pró-Rim superou em muito as nossas expectativas. Agora, vocês estão inseridos num grupo considerado de elite no contexto mundial”, enalteceu o Dr. Rubens José Covello, para cerca de 200 pessoas, a maioria funcionários da Fundação Pró-Rim.

 

Para o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, “essa certificação é um reconhecimento ao esforço e a entrega de toda a equipe. Mas, o grande mérito da conquista é garantir mais segurança aos nossos pacientes renais, que são a razão do nosso trabalho”, comemora.

 

Fórum discute desafios da acreditação em Qualidade nas instituições de saúde

Representantes de instituições e certificadoras evidenciaram a busca pela qualidade

  

Clique para ampliar
Foto: Taiane Pereira
 

Com o intuito de debater as expectativas e o reconhecimento das instituições quanto à qualidade dos serviços de saúde, a Fundação Pró-Rim promoveu o Fórum “Certificação de Qualidade para Instituições de Saúde”. O evento ocorreu no dia 9 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade, no auditório da UniSociesc, em Joinville (SC) e marcou também a entrega do certificado de acreditação internacional QMentum à Fundação Pró-Rim.

 

Além de debater as soluções para a melhoria no atendimento das atividades e na segurança dos pacientes, tanto em instituições privadas como públicas. A programação do fórum teve a participação de representantes de institutos de acreditação nacional e internacional, de entidades e secretarias da saúde.

 

Para abordar o processo de acreditação e a implementação dos programas de gestão de qualidade e segurança das instituições de saúde estiveram presentes os representantes das entidades certificadoras no segmento da saúde, sendo Dr. Rubens José Covello, da IQG – Health Services Accreditation, responsável pela acreditação internacional Qmentum, e Dr. Fábio Motta, do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde – IPASS, avaliadora da certificação em Qualidade em Serviços da Organização Nacional de Acreditação - ONA.

 

O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT e da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo – FEHOESP, o médico nefrologista Dr. Yussif Ali Mere Jr abordou em palestra como as organizações dos modelos assistenciais podem influenciar na qualidade e no resultado nos serviços de saúde.

 

O paciente no centro das decisões

Entre os assuntos abordados pelo Dr. Rubens Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation, estão a proposta do modelo assistencial do processo de acreditação e a visão de futuro das instituições certificadas. Para o médico, as instituições de saúde que buscam a melhoria e a qualidade nos serviços devem cada vez mais ouvir o paciente, sobre toda a jornada de atendimento e de assistência.

 

A certificação internacional QMentum, principal selo de acreditação da IQG e processo exemplo de acreditação, tem como objetivo introduzir a gestão da qualidade como ferramenta permanente de aprimoramentos; buscar maior eficiência e efetividade no atendimento, estimular a organização em seus esforços de melhorias da qualidade e resultando na segurança do paciente.

 

“A acreditação propõe sair do modelo atual de médico hegemônico produtor de procedimentos, que é o modelo assistencial centrado na doença, para um modelo assistencial centrado no paciente, baseado na prevenção e respondendo as necessidades clínicas”, acrescentou o Dr. Rubens.

 

O médico que trouxe o conceito de acreditação para o Brasil há mais de 15 anos, enfatizou que a certificação busca despertar a “inteligência epidemiológica” das instituições para o cuidado centrado no paciente. “Esse processo é um movimento disruptivo com foco na melhoria da prática clínica e na revisão do modelo de gestão”, enfatizou o doutor sobre os desafios da certificação.

 

Expectativa de vida pode prejudicar o atendimento

O médico nefrologista Dr. Yussif Ali Mere, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT e da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo – FEHOESP, apresentou a palestra “O modelo assistencial pode influenciar na qualidade e nos resultados da saúde”.

 

Além de apresentar os números do mercado de saúde brasileiro, o qual recebe o investimento de apenas 10% do PIB, correspondendo a R$ 550 bilhões; o médico enfatizou principalmente os desafios do setor de nefrologia no país. O aumento da expectativa de vida está entre uma das preocupações dos especialistas, o que representa um maior percentual de idosos em diálise crônica.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, até o ano de 2030 estima-se o crescimento de 50% de aumento das doenças crônicas devido ao envelhecimento da população e fatores de risco como obesidade, estresse e sedentarismo. O que contribui também para o crescimento de casos de doenças renais crônicas em pessoas jovens, outro fator que preocupa o setor.

 

O médico apontou entre as soluções para o futuro do setor de nefrologia, a prevenção e educação da população sobre as doenças renais crônicas, e a criação do Sistema Nacional de Saúde, que contemplaria a qualidade, acesso, financiamento, universalidade e integralidade entre as instituições e governos.

 

Mudança de cultura necessária

O presidente do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde – IPASS, Dr. Fábio Araujo Motta apresentou no evento a palestra “O papel da liderança na construção de uma organização segura”.

 

Durante o painel foram apresentadas visões para transformar a cultura das instituições de saúde com relação a segurança dos pacientes e também, de seus funcionários. “O alcance das melhorias deveria ser mais efetiva, mas é um processo lento, que depende principalmente da liderança das instituições”, apresentou Motta.

 

O infectologista apresentou os conceitos transformadores para a cultura de segurança nas instituições de saúde, os quais são a transparência, o engajamento do consumidor, os cuidados integrados, a recuperação da alegria e do significado do trabalho, e a reforma em educação médica. “Na área da saúde isso significa uma mudança muito grande no modelo de trabalho que viemos desenvolvendo ao longo destes anos”, comentou o Dr. Fábio.

 

Para o presidente do IPASS, as instituições devem reconhecer que a segurança tem que ser constante. “A busca pela qualidade e segurança do paciente passa pelo caminho da ciência, onde não há limites para isso”, conclui Motta.

 

A programação final do evento apresentou uma mesa-redonda sobre “A expectativa e o reconhecimento da sociedade quanto à qualidade dos serviços das instituições de saúde”, com a participação do secretário estadual da saúde, Dr. Murillo Capella, do diretor presidente da Unimed Joinville, Dr. Enio Rieger e do Dr. Rubens José Covello (IQG), sendo mediada por Márcio Ferri, diretor executivo do Núcleo de Qualidade da ACIJ.

 

Entre as questões levantadas no debate, estão a falta de investimento na área pública para a certificação das instituições, a transparência nos procedimentos e a melhoria contínua para a qualidade e a segurança dos pacientes.

 

Entrega de Certificação Internacional

Ao final do Fórum, a Fundação Pró-Rim recebeu o certificado internacional QMentum pelas mãos do Dr. Rubens José Covello, do IQG – Health Services Accreditation. Tornando-se a primeira instituição de nefrologia no mundo a alcançar a qualificação da Accreditation Canadá International. A acreditação em nível Diamante confirma a excelência em segurança para o paciente pela qualidade na área da assistência à saúde em todos os serviços oferecidos pela Pró-Rim.

 

O evento foi uma realização da Fundação Pró-Rim em parceria com o Núcleo de Qualidade da ACIJ, IQG – Health Services Accreditation e UniSociesc.

 

Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.org.br): Referência nacional no tratamento e no transplante de rins, a Fundação Pró-Rim é uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. É pioneira nos transplantes renais em SC e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1500 transplantes renais. Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo nono ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA