Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

O mês marca as campanhas de conscientização sobre o Câncer de Próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina.

Quinta, 09 de novembro de 2017

 

Clique para ampliar
 

Depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que mais afeta as mulheres, teve início o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.

A iniciativa que partiu de um grupo de amigos reunidos em um pub, na Austrália - empreender uma campanha contra o câncer de próstata se espalhou pelo mundo e vem ajudando, em muito, a população masculina. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november, que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000.

Previna-se – Homens a partir dos 45 anos devem procurar o urologista anualmente para a realização de exames. Para diagnosticar o câncer de próstata, dois exames são feitos: toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico – exame de sangue). 

Sintomas - O câncer de próstata evolui lentamente. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames preventivos.

Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.

Tratamento – De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. 

Em estágio inicial da doença, o tratamento consiste em radioterapia e ou prostatectomia radical, que é uma cirurgia para retirada da próstata. 

Atividades – Além da prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul também chama a atenção para a conscientização da saúde do homem. Durante todo o mês, Unidades de Saúde do município realizam atividades de orientações aos pacientes. 

Campo Alegre

Em Campo Alegre, a unidade de saúde central terá horário de atendimento especial para a avaliação médica preventiva, permitindo que a ação possa atingir o maior número de pessoas neste mês voltado à conscientização.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA