Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Concluída a primeira fase do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

Quinta, 19 de outubro de 2017

 

Clique para ampliar
 

O Sebrae Santa Catarina, em parceria com os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, concluiu a primeira fase do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). Agora, na segunda quinzena do mês de outubro, a segunda fase terá início com seminários que serão realizados nas três cidades.

O projeto é resultado de um levantamento realizado nos municípios com o objetivo de planejar e estruturar o desenvolvimento da economia de turismo. “Através do estudo do potencial existente, vamos conseguir transformá-lo em produto com da organização de roteiros turísticos, integrando as três cidades”, explica Jaime Arcino Dias Junior, coordenador do Sebrae Regional Norte.

Para o desenvolvimento do plano, foram reunidos representantes de diversos setores, envolvidos direta ou indiretamente na área de turismo. Adelino Denk, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, ressalta a importância do PDITS para a região. “Este é um momento estratégico para a ascensão do turismo. Nossa prioridade é o planejamento econômico para viabilizar oportunidades para o setor. A participação dos empresários é essencial para desenvolvermos a parte prática do projeto, buscando os resultados estabelecidos na primeira etapa”, destaca.

Raquel Bacic Gehring, coordenadora de turismo de Rio Negrinho, acredita que após o diagnóstico completo, a comunidade, o poder público e a iniciativa privada poderão atuar juntos: “Até o momento, a atividade turística no município não funcionava com sucesso por causa da falta de planejamento e falta de compreensão sobre as responsabilidades de cada setor. Com o plano, cada setor passa a compreender seu papel, fazendo com que as ações continuem a longo prazo. Nossa expectativa é que possamos colocar todas as ações em prática a partir de janeiro de 2018”.

 Clique para ampliar
 Para Juliano Millnitz, Secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá, o principal objetivo é a continuidade das ações. “Partimos do princípio de fazer o plano da maneira correta, estabelecendo metas e estratégias, por isso acolhemos a proposta do Sebrae. Além do planejamento, conseguimos mobilizar os empresários dos setores ligados ao turismo. E eles estão muito engajados. Após o plano, vamos definir metas a serem trabalhadas e focar em ações simples e de impacto”, comenta. 

O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer, afirma que o projeto é um dos mais relevantes dentro da entidade: “Apostamos na iniciativa para alavancar grandes projetos na região. Vamos ajudar quem já atua na área de turismo e quem quer abrir um novo negócio, capacitando os profissionais do setor”.

A próxima etapa do PDITS é a criação de um plano regional. “A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico”, finaliza Jaime.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA