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Lista de espera para exames e consultas é disponibilizada na internet



Quarta, 11 de outubro de 2017 00:00

 

 

Em janeiro deste ano, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou a Lei 17.066, de 11 de janeiro de 2017. Em seu teor, a obrigatoriedade de publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina.

Na prática, de acordo com Gisele Linzmeyer, coordenadora do TFD - Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria Municipal de Saúde, qualquer pessoa que aguarda por um exame ou consulta para fora do município poderá acessar o site e verificar em qual posição está na fila de espera para ser atendida.

A mudança não é novidade, pois a lei foi publicada no mês de janeiro, mas as atividades para alimentar o sistema que irá gerar a nova lista de espera é que iniciaram somente agora.

"Nós estávamos participando dos treinamentos agendados pelo Estado para a partir disto iniciar os trabalhos aqui no sistema", disse Gisele.

A equipe do sistema esteve inclusive na manhã desta terça-feira realizando um treinamento com a equipe nas instalações da secretaria de Saúde.

Algumas integrantes da equipe do TFD da Secretaria de Saúde participaram nos dias 19 e 20 de setembro, em Joinville, do primeiro treinamento, e outras profissionais participaram nos dias 3 e 4 de outubro, em Florianópolis, de outro treinamento.

Lista de espera na internet - "Na prática, ficará muito melhor", disse Gisele ao se referir da publicidade da lista de espera para exames e consultas.

A equipe do TFD prossegue com seu trabalho de atendimento, lançando no sistema os dados dos pacientes que consultaram nas unidades de saúde e que necessitam de consultas ou exames e procedimentos fora de São Bento do Sul.

O que muda agora, com o novo sistema (SISREG), é que não será mais o médico regulador da equipe TFD de São Bento do Sul que fará a classificação das fichas quanto a Urgência, Emergência ou Rotina para inserir na fila de espera.

"Todos os registros serão avaliados por uma equipe de médicos reguladores do sistema, em Florianópolis, e são eles que incluirão os pacientes na fila de espera para atendimento. Nós obrigatoriamente seguiremos esta fila para realizar os encaminhamentos necessários", explicou Gisele.

Para o secretário de Saúde Dr. Manuel Del Olmo, "esta mudança vem para realmente organizar a fila de espera para pacientes que aguardam por consultas, exames ou procedimentos. Não haverá possibilidade de um ou outro paciente pular a vez ou pedir para ser atendido antes. O sistema é do estado e regulamenta toda a lista de espera. E para não haver dúvidas, estará disponível na internet para todo mundo ver", disse Dr. Manuel.

 

Milhares de registros - Para que todos os pacientes que estão aguardando atualmente pelo atendimento estejam na nova fila de espera disponível na internet, um grandioso trabalho está sendo realizado pela equipe do TFD.

Como explicou Gisele, toda a fila existente no sistema terá que ser atualizada, e somente aí são milhares de registros que deverão ser consultados, um a um, para atualização.

Ainda não é preciso o número de registros, pois para cada especialidade existe uma lista de espera.

O sistema conta com centenas de especialidades, portanto, milhares de registros cadastrados de vários anos.

"Nós iremos ligar para cada paciente cadastrado, e sabemos que iremos verificar casos que já se trataram, casos que não tem mais interesse, outros já falecidos, e muitos que não conseguiremos contato devido ao cadastro estar desatualizado, com telefone inexistente ou que mudaram. Será um longo trabalho", disse Gisele.

Recadastramento - Desde já a equipe do TFD está a disposição da comunidade para realizar a atualização dos dados no sistema.

Os telefones disponibilizados para este recadastramento são: 3631-0427 / 3631-0425 / 3631-0419 / 3631-0418.

Importante destacar que caso a equipe do TFD não consiga contato com os usuários após as tentativas, estes terão seu registro cancelado, e não serão migrados para o sistema no estado que publicará a lista de espera na internet.

"É fundamental que a comunidade tenha seu cadastro atualizado na secretaria de Saúde", disse Gisele reforçando o pedido à comunidade para que realmente atualizem seus dados.

Lista pública - Com a utilização do sistema SISREG, todos os pacientes estarão na lista de espera que é determinada pelos médicos reguladores do Estado, e o trabalho da equipe do TFD em São Bento do Sul será de agendar as consultas ou procedimentos de acordo com a lista pública.

Cabe destacar que quando o paciente for chamado para comparecer à secretaria com sua via do TFD e demais documentos para retirar sua requisição, este deverá fazê-lo em até três dias antes da consulta. Em caso de não comparecimento neste prazo, o paciente terá sua consulta ou procedimento cancelado e terá que reiniciar suas consultas e entrar novamente na fila.

"Com o novo sistema não poderemos aguardar ou desmarcar consultas ou procedimentos. Se o usuário não comparecer no prazo determinado, sua consulta será cancelada no sistema", explicou Gisele.

O prazo para a secretaria de Saúde de São Bento do Sul iniciar a alimentação do novo sistema é 31 de outubro.

"Agora que passamos pelos treinamentos iniciamos os trabalhos. Hoje mesmo tivemos aqui na secretaria uma demonstração com os técnicos do sistema, e já estamos trabalhando com os dados", disse Gisele.

A lista de espera já está online e a medida que é alimentada, os pacientes poderão pesquisar para encontrar sua posição na lista.

A pesquisa é simples, bastando o usuário informar número de matrícula ou número do cartão do SUS.

Na tela, o usuário será identificado pelas iniciais do seu nome.

O link para acessar o sistema de lista de espera para consultas, exames ou procedimentos é: https://www.olostech.com.br/saudeweb/Publico/acesso.asp?id=4538

Na primeira tela deverá ser selecionada a especialidade médica, grupos de procedimento ou  processos TFD pelo qual o usuário será tratado.

E na segunda tela, basta informar o número da matrícula ou número do cartão do SUS.


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