Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

482 cães já foram cadastrados para castração gratuita

As castrações já começaram a ser feitas e o primeiro bairro atendido foi o Imbuial

Terça, 26 de setembro de 2017


Neste mês de setembro a Prefeitura de Mafra já realizou 10 castrações de cães, sendo cinco de machos e cinco de fêmeas, conforme acordado entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. As castrações visam atender a Lei nº 13426/17, que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos e dá outras providências.

Já foram cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) 482 cães dos bairros Imbuial, Vila Nova, Centro e de localidades do interior. De acordo com a gerente de Meio Ambiente, Amanda Renara Criminancio, a seleção dos animais a serem castrados se faz por nível de prioridade. “O Imbuial mostrou nível de prioridade imediata, portanto iniciou-se a castração por este bairro, lembrando que o cadastramento é feito unicamente pelos agentes. Os moradores devem aguardar a visita da ACS do seu bairro. Este trabalho de castração será contínuo, portanto não há data limite”, explicou. Amanda recomendou ainda que “caso um ACS passe na casa em horário que os proprietários não estejam, o agente deixa a ficha de cadastro com o vizinho, a qual deve ser preenchida e devolvida”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os níveis de prioridade dividem-se em três, sendo: nível 1 – casa/propriedade com volume alto de animais e sem condição financeira para castração; nível 2 – casa/propriedade com volume médio de animais e possui condições para aguardar castração; nível 3 - casa/propriedade com volume baixo de animais e outras condições de controle de natalidade.

Controle da população de cães

As ações de controle da população de animais são de relevância para a saúde pública, uma vez que impedem a procriação e o consequente abandono de animais e maus tratos de filhotes. “Dentre as vantagens da castração, uma delas é a de evitar a gravidez indesejada da cadela ou que ela entre no cio e para o macho evita que ele fuja e vá atrás de fêmeas no cio”, lembrou Amanda.

Informações:

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra fica na Avenida Prefeito Frederico Heyse, 1386 – Centro. Telefone: (47) 3641-4017.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA