Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vereador Nivaldo Bogo participa de sessão alusiva à Semana Farropilha, em Rio Negrinho

Sexta, 22 de setembro de 2017

 

 

Na noite de quarta-feira, 20, foi realizada no Plenário da Camara de Vereadores de Rio Negrinho a sessão alusiva à Semana Farropilha – A Revolução Farroupilha, foi a mais longa guerra civil da história brasileira, iniciando em 1835 e seu término em 1845. Foram dez anos de batalhas entre Imperialistas e Republicanos. Um lado defendia a manutenção do império, e o segundo, lutava pela proclamação da república brasileira.

A sessão contou dança dos facões, declamação e histórias contadas pelo grupo da invernada artística do CTG Amor e Tradição. Musical de gaita e violão, Com Márcio Pedro, Eric Weng, Grupo Farrancho e Professor e Vereador Luciano Alves. Foi apresentado um vídeo que relatara as etapas da Copa Municipal de laço em Rio Negrinho. O evento ainda contou com declamação do CTG Tropeiro Velho, através de Irineu Fürst. Também na voz de Omair Trindade, a interpretação da Prece do Gaúcho (Declamada). Houve também o depoimento de tradicionalistas, como por exemplo, patrão Ivo Walter, que falou em nome dos demais patrões de CTGs e Piquetes.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Nivaldo Bogo (PMDB), durante seu pronunciamento na tribuna, fez um relato da Revolução Farropilha. “As ideias de autonomia e federalismo, encantam a elite brasileira e ganham força natural, na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A distância do poder central, e a condição do produtor de alimentos, e os elevados impostos pagos ao Império e a recente vivência de guerras, impulsionaram o estado gaúcho, a não aceitar a submissão que lhe era imposta. Para piorar, o governo central resolveu baixar o imposto sobre a importação de charque estrangeiro. Medida que afetava diretamente as oligarquias gaúchas, já que na época, o Rio Grande do Sul era um grande produtor deste item. Isto somado ao fato da elite rural gaúcha estar cansada dos desmandos do centro do país e do descaso político com o estado, decidiu se rebelar contra o Império”, relatou Bogo.

Bogo ainda acrescenta: “No dia 20 de setembro de 1835, tropas farroupilhas marcham sobre Porto Alegre, tomando o poder da cidade. No dia seguinte, Bento Gonçalves, líder do levante, entrou triunfante na capital. Bento deu posse ao vice-presidente da província, Marciano Ribeiro, e acalmou a população, declarando: Em nossas mãos, a oliveira substitui a espada.”

Bogo, ainda durante seu pronunciamento na tribuna, comenta do investimento da Prefeitura de Rio Negrinho na Copa de Laço. “O dinheiro que a Prefeitura usa para apoiar o esporte não é despesa e sim um investimento. Na tradição gaúcha, se aprende respeito, cidadania e respeito à família. Uma cultura que tem como preceitos, valores. É uma cultura passada de pai para filho, que valoriza e potencializa o verdadeiro significado de nossa existência, que é a união familiar”, finalizou Bogo.

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de São Bento do Sul



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA