Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Plano de Mobilidade Urbana tem início e terá participação da sociedade

Quarta, 16 de agosto de 2017

 

Clique para ampliar
 

Desde que os trabalhos para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Bento do Sul iniciaram, em parceria com a Amunesc - Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina e a UFSC - Universidade Federal de SC, no mês de julho, a primeira etapa, cuja composição de três equipes, sendo uma técnica, uma executiva e uma de acompanhamento, já foi cumprida.

O Plano de Mobilidade Urbana, ou PlanMob, tem no total 7 etapas a serem cumpridas pelo município de acordo com o cronograma de trabalhos da UFSC.

Vale destacar que todo o trabalho para elaboração do PlanMob será executado pelo município, e que a UFSC auxilia com as diretrizes e orientação técnica para elaboração deste trabalho.

Trabalhos - A primeira reunião de trabalho foi realizada no dia 4 de julho, e a segunda no dia 9 de agosto.

No dia 4 de julho foi realizada a primeira reunião de trabalho em Joinville, quando os municípios definiram os membros das comissões executiva, técnica e de acompanhamento e, no dia 09 de agosto, foi realizada a segunda reunião de trabalho na Amunesc, em que foram convidadas a participar todas as comissões para a apresentação da metodologia e cronograma do trabalho pela equipe técnica da UFSC.

O PlanMob será construído ao longo de 12 meses não consecutivos, tendo iniciado no mês de julho e estendendo-se até outubro de 2018.

Toda a construção está dividida em 7 etapas, sendo:

1ª etapa de Preparação das equipes (julho/17)

2ª etapa de Análise Prévia com informações existentes (agosto/17)

3ª etapa de Levantamentos e Consulta Pública (setembro/17)

4ª etapa de Diagnóstico, Prognóstico e Audiências Públicas (outubro a dezembro/17)

5ª etapa de Concepção de Propostas e Audiências Públicas (março e abril/18)

6ª etapa de Conclusões sobre as Propostas (maio e junho/18)

7ª etapa de Consolidação do Plano de Mobilidade (agosto/18)

O prazo legal para a aprovação do PlanMob na Câmara de Vereadores é o mês de abril de 2019. Após esta data os municípios que não tenham Plano de Mobilidade aprovado ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência da Lei Federal nº 12.587/2012.

Após a construção do PlanMob de cada município, será lançado o Plano de Mobilidade Regional do Nordeste Catarinense, cujo prazo é o mês de outubro de 2018.

Trabalhos técnicos - Na manhã desta terça-feira (15) a comissão de São Bento do Sul realizou uma reunião técnica para tratar dos assuntos para a elaboração do PlanMob de São Bento do Sul.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, "o nosso trabalho nestas primeiras fases será de suma importância para a elaboração do PlanMob. Na segunda etapa, por exemplo, faremos um diagnóstico preliminar com a coleta de dados já existentes como o transporte coletivo atual, trânsito, pontos geradores de tráfego existente como creches, escolas, unidades de saúde, indústrias, etc, vias urbanas, existência de projetos na área da mobilidade urbana, dentre outras. Já na 3ª etapa, por exemplo, iremos medir o fluxo de veículos em trechos específicos, realizando uma contagem volumétrica, além de avaliar o tráfego pesado, leve, de transporte urbano, horários de maior e menor fluxo, e depois disso promoveremos uma audiência pública para ouvir a comunidade. Enfim, será um longo trabalho mas de grande importância para o município, pois mais do que a obrigatoriedade de se construir um Plano de Mobilidade Urbana, destaco a importância para o município em se construir esse plano", explicou Luiz Claudio.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA