Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


Avisos Paroquiais Igreja Matriz     Charge     Comunicados     Economia     Educação     Eleições 2016     Emprego     Entrevista     Especial     Esporte     Eventos     Fotos de São Bento do Sul     Geral     Investimentos     Justiça     Legislação     LUTO     Obituário     Obras     Olimpíada Rio 2016     Opinião     Polícia     Política     Reflexões     Religião     Saúde     Segurança     Social     Solidariedade     Tragédias     Turismo     Últimas notícias
 
 
Indique para um amigo

Alunos de SC buscam vaga na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento



Quinta, 10 de agosto de 2017 08:04

 

Clique para ampliar
Gabriel na prova de manutenção de aeronaves Foto: Marco Favero / Agencia RBS
 

Gabriel Hoffmann, de 20 anos, se concentra para mexer na parte elétrica, além de remover e instalar equipamentos da aeronave. Ele faz anotações e observa com cuidado as peças na sua frente. Cumprir as tarefas com perfeição e no tempo adequado podem ser a chave que levará o aluno do curso técnico de Manutenção de Aeronaves do Senai em Palhoça para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. 

Nesta semana, assim como Gabriel, outros alunos das unidades de Palhoça, São José e Florianópolis participam da etapa estadual da competição. Caso atinjam as notas estabelecidas, podem passar para a fase nacional em 2018, que por sua vez é classificatória para a WorldSkills Competition, que ocorre em 2019, na Rússia. Gabriel já mira nesta etapa mundial. O jovem conta que tinha o sonho de ser piloto, mas acabou escolhendo atuar na outra ponta, na manutenção. Hoje já sabe bem o que quer do futuro: trabalhar em alguma grande empresa. E dependendo do resultado dessa semana isso se torna mais possível:

 — Aluno que chega na etapa nacional tem vaga de emprego garantida, porque as empresas buscam esses alunos — defende a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento em Santa Catarina, Maristela Alves. 

Para Rodrigo Campos, que foi aluno do Senai e desde 2013 participa das olimpíadas, além de viajar para países como Finlândia e Inglaterra para passar por treinamentos e participar de etapas mundiais, a importância da competição é lidar com a parte prática das modalidades. 

— Estamos sempre trabalhando com equipamentos e materiais que estão chegando ou ainda nem chegaram às oficinas. A manutenção de aeronaves, por exemplo, é uma área que está em falta de profissionais e com a ampliação do aeroporto de Florianópolis vai abrir muitas vagas aqui. Essa é a expectativa — diz.

Agora Rodrigo acompanha outro aluno, Rafael de Borba, também na categoria de manutenção aeronáutica, como avaliador. A próxima parada da dupla será na etapa mundial, em Abu Dhabi.

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento, nesta edição, em Santa Catarina, engloba 59 alunos do Senai mostrando suas habilidades em 30 ocupações, como aplicação em cerâmica, vitrinismo e design gráfico. Em cidades como Blumenau e Joinville, as competições já ocorreram em julho, mas as disputas no Estado seguem até o dia 22 de setembro e serão realizadas também nas unidades em Chapecó, Joaçaba, Tubarão, Criciúma, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul e São Bento do Sul. 

Nas provas, os alunos realizam atividades típicas de cada profissão e são avaliados por 53 docentes pela excelência do projeto ou produto final, pela capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas, ao meio ambiente e à legislação.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/08/alunos-de-sc-buscam-vaga-na-etapa-nacional-da-olimpiada-do-conhecimento-9865877.html


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:













Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
28275709 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Últimas notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2017 Jornal Evolução
by SAMUCA