Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Entidades definem fluxo para transplantes em Jaraguá do Sul

Domingo, 02 de julho de 2017

 

Clique para ampliar
Foto: Ana Cenatti.

 Representantes da Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina (SC Transplantes) estiveram reunidos na quinta-feira (22) em Jaraguá do Sul, com representantes do Hospital São José, Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde para falar sobre o fluxo de transplante que passará a ser implantado no hospital. No início de junho o Hospital São José foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar a retirada e o transplante de rim e fígado em Santa Catarina. O ambulatório de hepatologia e nefrologia deve abrir em julho. Atualmente, o procedimento da retirada e do transplante de fígado é realizado no Hospital Santa Isabel (Blumenau), Hospital Municipal São José (Joinville) e Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Florianópolis). 

O transplante de rim já é feito no Hospital Santa Isabel (Blumenau), Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira (Chapecó), Hospital São José (Criciúma), Hospital Municipal São José (Joinville), Hospital Governador Celso Ramos e Hospital de Caridade (ambos em Florianópolis). Com o credenciamento pelo Ministério da Saúde, a expectativa da direção do Hospital São José é de que no segundo semestre os transplantes já possam ser realizados em Jaraguá do Sul. A instituição possui estrutura física e profissionais qualificados para as cirurgias. O processo de credenciamento levou três anos para ser efetivado.

S. José é o terceiro em captação de órgãos no Estado

A SC Transplantes coordena todas as atividades em âmbito estadual. A instituição centraliza as ações de captação e transplante no território catarinense e atua no gerenciamento das listas únicas de receptores de órgãos e tecidos, bem como nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos, além de formular políticas de transplantes para o Estado. Santa Catarina foi um dos estados pioneiros na regulamentação do sistema de transplantes. Atualmente são realizados transplantes dos seguintes órgãos: córnea, esclera, coração, válvula cardíaca, fígado, rim, pâncreas, conjugado rim/pâncreas, medula óssea autólogo, tecido ósteo-condro-fáscio-ligamentoso.

Quase 600 pessoas aguardam transplantes até abril

Até abril havia 570 pessoas na lista de espera para transplante em Santa Catarina. A maior parte (355) de rim, 85 de córnea, 66 de medula óssea, 37 de osso, 12 de fígado, 12 de rim/pâncreas, dois de coração e um de pâncreas. O Hospital São José, segundo a SC Transplantes, realizou de janeiro a abril 13 notificações de morte encefálica, com nove doações de órgãos, índice de sucesso de 69%. A sua frente apenas o Hospital Celso Ramos (Florianópolis) e o Hospital S. José (Joinville) com 10 doações. Foram feitas no período 11 entrevistas com familiares, sendo que nove (82%) permitiram a retirada de órgãos e duas recusas. No Estado, no mesmo lapso de tempo, foram feitos 351 transplantes, a maior parte de córneas, rim e fígado.

http://www.jdv.com.br/noticia/6309/entidades-definem-fluxo-para-transplantes-em-jaragua-do-sul



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA