Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cristo é o Senhor

Com rua enfeitada católicos de São Bento do Sul festejam Corpus Christi

Quarta, 21 de junho de 2017

 

Clique para ampliar
Foto: Rogério Torres
 

São Bento do Sul - Para comemorar a data, fiéis católicos lotaram na manhã de hoje a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria para participar da Missa concelebrada pelos padres Tito (páraco)  Luíz e Odilo. Padre Tito,  após anos ausente, resgatou a participação da Banda Treml que fez história acompanhando as procissões em tempos passados. Após a Santa Missa, a procissão do Santíssimo percorreu as ruas do centro da cidade, com trecho final da Barão do Rio Branco enfeitada pelos artísticos tapetes coloridos produzidos  através das pastorais, clubes de serviço, comunidades da Paróquia, escolas e demais voluntários.

Verdadeiras obras de arte que começaram a ser confeccionadas às 05:00 da manhã deram um colorido especial a celebração. Em frente ao altar montado no início da escadaria os três padres deram a Benção do Santíssimo e foram entoados cantos com acompanhamento da Banda Treml. Crianças que fizeram a Primeira Eucaristia neste ano, vestidas de anjos e com balões azuis deram um lustro especial a celebração.

No final um rosário de balões inflados por gás foi solto e subiu ao céu para "um encontro com Maria, mãe de Jesus". Foi uma celebração que reuniu muita gente e que mostrou que a fé está viva no coração dos são-bentenses.

    

O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA