Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS é tema da Conferência de Assistência Social


 

 

Na terça e quarta-feira, Rio Negrinho sediou a IX Conferência Municipal de Assistência Social, este ano com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento ocorre na Sociedade Musical e é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretaria de Assistência Social.

Na abertura do evento, o prefeito Julio Ronconi destacou a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da Assistência Social. “Encontramos frequentemente na cidade, muitas pessoas que vêm pedir cestas básicas, além de questões de saúde e emprego. E muitas vezes encaminhamos para a Assistência Social, que faz um levantamento da situação socioeconômica das famílias. E realmente é ali que a Administração Pública acaba enxergando a realidade do nosso município”, destacou.

Segundo Julio, o objetivo da Conferência, além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual, é reunir e debater a situação econômica e social do nosso município. “O trabalho com o tema e os eixos que estão sendo expostos é fundamental para que tenhamos um norte em nosso trabalho”, disse. Segundo o prefeito, temos que começar a pensar de forma diferente, achar soluções para os problemas e, principalmente, envolver a sociedade para que as pessoas produzam para si próprias.

O vice-prefeito Roberto Albuquerque parabenizou todos os funcionários da Assistência Social que desempenham um grande trabalho e vestem a camisa. “A Assistência Social, assim como a Saúde, mexe com a vida das pessoas, principalmente daqueles mais carentes que dependem. Só a gente estando no dia a dia para saber da importância e necessidade”, comentou Albuquerque. Segundo o vice-prefeito, são muito importantes os eixos que estão sendo discutidos e a participação da sociedade civil na Conferência. A secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton ressaltou a importância da conferência, para que sejam definidas as políticas públicas voltadas ao setor.

O presidente do CMAS, Hélio Padilha, definiu que o evento, realizado de forma democrática, serve para discutir, avaliar e propor as melhorias necessárias para a política de assistência social de Rio Negrinho, e assim, poder contribuir para a construção da cidadania e do enfrentamento das desigualdades sociais do município.

 

 

A IX Conferência trabalhou quatro eixos:

EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA