Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa planeja o desenvolvimento econômico local

Sexta, 26 de maio de 2017

Nesta semana, mais de uma centena de pessoas passaram por uma entrevista com um único propósito: colaborar com o desenvolvimento de Rio Negrinho. A ação integra o DEL – programa de Desenvolvimento Econômico Local, capitaneado pela Facisc e com apoio da Prefeitura de Rio Negrinho e Associação Empresarial (Acirne), tinha o objetivo de ouvir qual o sentimento que este grupo, formado por empresários, vereadores, funcionários públicos, membros de clubes de serviços, presidentes de associações de moradores e da comunidade em geral tem por Rio Negrinho e quais suas perspectivas. Agora, as respostas serão tabuladas e cruzadas com dados oficiais, com o objetivo de definir o planejamento estratégico de ações a serem desenvolvidas na cidade.

Para o prefeito Julio Ronconi, o programa é de fundamental importância para o desenvolvimento de Rio Negrinho. “Ele nos dará um norte, indicando onde estamos e para onde queremos seguir”, ressalta ele. Dentro do DEL, câmaras técnicas serão formadas por tema, que terão a função de apresentar ideias e sugerir rotas. “Esse trabalho será formado por uma rede de voluntários que nos ajudarão a planejar Rio Negrinho. Será todos juntos com um único propósito, que é fazer uma cidade melhor para todos”, destaca Julio.

O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Osmar Vicentin é quem vem conduzindo o processo de implantação do DEL em Rio Negrinho, que já ocorre com sucesso em outras cidades. Para ele, o que viu e sentiu aqui na cidade é algo inédito. “Aqui em Rio Negrinho estamos fazendo um DEL diferenciado, seja pelo tempo, seja pela amostragem de pessoas ouvidas, isso é muito rico. Cada pessoa tem uma percepção, e o conjunto dessas percepções de formadores de opinião é o que fazem a nossa cidade. E nossa cidade é tão boa ou tão ruim, conforme nossas lideranças assim o desejam”, analisa Osmar. Para ele, esse trabalho tem a função de saber como se movimenta a sociedade e o que é esperado. “Nós vamos aprofundar o nível de confiança, a capacidade de investimento, e isso é fundamental para uma sociedade”, ressalta ele.

O consultor da Facisc ressalta ainda que este é o ponto de partida para implantação do programa na cidade. “O DEL tem uma premissa básica que é pensar o futuro. Ele não vai resolver o passado, e para o futuro temos muito por fazer, e o cenário atual conspira para isso, temos uma gestão nova, pessoas novas, ideias novas, processos sem vícios e o um desejo em comum de todos em avançar, conquistar, e isso dá um cenário ideal para se ter sucesso”, destacou Osmar.

Para a presidente da Acirne Eliete da Cruz, o DEL é um novo passo para a cidade. “Vejo que já começamos com sucesso, conseguimos reunir um grande grupo, fizemos o convite e eles vieram. Acredito que essa primeira barreira já superamos e as pessoas estão comprando a ideia”, analisa ela. Eliete diz que agora é aguardar o diagnóstico, que deve ser analisado e entregue nas próximas semanas. “Ele pautará as ações”, diz a presidente.

 

O DEL

O Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento dos municípios. Por meio do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico representado por um conselho e câmaras temáticas de trabalho. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam os municípios a longo prazo.

Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por adaptar o Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui a 20 anos, com foco no planejamento, execução e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos em todos os municípios.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA