Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Evento nacional no PSA fecha com chave de ouro em São Bento do Sul

Sexta, 26 de maio de 2017

A Fundação Grupo Boticário realizou em São Bento do Sul um evento de nível nacional envolvendo além da Fundação Boticário, o Samae, Prefeitura de São Bento do Sul, e diversos representantes de projetos de PSA e instituições do país. 

O primeiro dia foi realizado no Serra Alta Hotel, onde os participantes trabalharam a construção do tema Redes de Conhecimento. 

 

 

Trabalhos sobre rede de conhecimento - Contando com o envolvimento de diferentes representantes provindos de distintos estados, que participaram de forma integrada com o terceiro setor, poder público estadual, municipal e demais envolvidos, a reflexão do grupo envolveu a viabilidade do sistema integrado no formato de rede. A proposta de trabalho foi justamente nortear os presentes com uma integração frente ao debate dos papéis e responsabilidades dos atores envolvidos, no sentido de relacionamento de pessoas e organizações. As citações de redes existentes, que figuram como impacto socioambiental, serviram de exemplos e inspiração como o “Observatório do Clima”; “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”; “Observatório de UC’s”; “Rede América”; “Impact HUB”, entre outros. 

Estas são redes unidas por algo em comum, e que se interagem, mas que ao mesmo tempo são presas por “modos de ligação” apresentando um formato como de “redes sociais”, mas tendo um modelo de autoridade distribuída, sem a existência de um sistema hierárquico notório de empresas, tendo portanto apenas coordenadores e facilitadores, sem um controle centralizador. 

Com isso o sistema de rede apresenta “benefícios” como: a maior visibilidade; legitimidade de importância; acesso às informações; aceleramento da curva de aprendizagem; fortalecimento de recursos; treinamento e acesso a recursos financeiros. 

Por conseguinte surgem os efeitos como: de crescimento rápido de participações; fluência de informação com difusão acelerada; efeitos de mundo pequeno, significando que quando entra um ente este já está integrado; capacidade de adaptação e resiliência. 

Mas as redes são compreendidas em pelo menos três níveis diferenciados: Conectividade; Rede de Alinhamento e Produção, mas todos envoltos por um propósito definido com missão, visão e objetivo, definidos em uma estrutura de governança interativa. 

Neste ápice de entendimento foram formados grupos de trabalho que desenvolveram várias atividades na parte da manhã e tarde, na construção de alinhamentos de visões e provocações de debates sobre a importância da rede para a entidade, e da prospecção de envolvimentos, suas formas e atribuições, chegando na contextualização para o mundo. Num formato que permita a inserção e participação de diferentes atores, que colaborem com o formato de rede. As equipes de 5 pessoas cada, definiam as proposições, anotando em grandes folhas de papel, sendo posteriormente articuladas entre as outras equipes, disseminando o conhecimento e estimulando o senso crítico na construção do melhor formato de rede, com seus objetivos, papéis, responsabilidades e metodologia da “rede social”.

Por fim, foram levantados os desafios e os atores que devem constar nesta rede, na procura dos melhores colaboradores. Neste alinhamento ficou claro para todos os grupos a importância do órgão pagador ou de recurso financeiro e a presença do poder público. Contudo por consequência são necessárias as mobilizações e a participação, frente esta temática de redes, na expertise em conjunto de ações desenvolvidas com demais atores definidos: Terceiro Setor, Ministério Público, Associações, Setor Técnico, Comitês de Bacia, Iniciativa Privada, Conselho Municipal, Entidade de Pesquisa, Consórcio Intermunicipal, Setor produtivo, Fórum de Mudança Climática, Extensão Rural, Grupos Religiosos, Prestadores de Serviço, Mídia Local, Governo Municipal e Governo Estadual entre outros. 

Conhecendo o PSA - Já o segundo dia foi marcado pela saída em campo com paradas em pontos estratégicos, como a ETA - Estação de Tratamento de Água do Samae, o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, captação de água do Samae em Rio Vermelho, produtores com venda de produtores coloniais e agricultores que participam do Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), vivenciando o “Programa Produtor de Água do Rio Vermelho”. 

Todos os participantes puderam conhecer na prática algumas propriedades do PSA que protegem a água do rio Vermelho, além da captação do Samae e tratamento de água para abastecimento da cidade. 

O passeio foi considerado um sucesso por todos os participantes, que puderam ouvir dos próprios produtores que participam do PSA suas experiências com o projeto.

As propriedades visitadas foram da família de Clóvis Flaukoski, onde todos puderam verificar a área recuperada às margens do rio. 

A segunda propriedade visitada foi de José Honório Muehlmann, o Noti, e ali toda a área recuperada às margens do rio também foi verificada, além de demais trechos da propriedade. 

Nesta ocasião, além da conversa com o proprietário, todos ouviram o depoimento do senhor Felipe Sanoki, que também é um dos proprietários participantes do PSA, e falou sobre os cuidados com a natureza, com o rio, e da preocupação com as futuras gerações. 

Encerramento - O encerramento do encontro ocorreu na propriedade de Noti Muehlmann, que serviu em seu recanto um café especial e ainda uma sopa aos participantes. 

Na ocasião, encerrando o encontro, o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente Márcio Dreveck enfatizou o trabalho de todos os envolvidos para a organização e concretização do PSA. "Todo este trabalho que envolveu os proprietários aqui da região e ainda a administração municipal, na gestão anterior do prefeito Magno Bollmann, resultou neste projeto PSA pioneiro no estado de Santa Catarina. Todos trabalharam juntos e hoje este projeto é referência no estado e até mesmo no país", disse Márcio. 

O prefeito Magno Bollmann fez questão de chamar a frente toda a equipe do Samae e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para destacar o trabalho de todos neste grande projeto.

"Hoje nós comemoramos muito estarmos recebendo pessoas tão importantes como vocês aqui no nosso PSA. Temos essa grande parceria entre poder público e a Fundação Grupo Boticário, e juntos podemos realizar este grande trabalho.", disse. 

O prefeito destacou a importância do PSA para os proprietários e toda a comunidade que se beneficia da água por todo o município. 

Magno também comentou que já são mais de 50 proprietários que estão interessados em participar do PSA, além de mais dois projetos de PSA que estão sendo estudados para implantação no município.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA