Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PRÓ-RIM CHEGA AOS 1.500 TRANSPLANTES

Fundação Pró-Rim está entre as que mais realizam transplante renal no país.

Sexta, 26 de maio de 2017

  

Clique para ampliar
 


 A equipe da Fundação Pró-Rim realizou na última semana o transplante de número 1.500 ao longo da sua história. Aconteceu na quarta-feira (17/05) no Hospital Municipal São José, de Joinville (SC), e beneficiou um homem de 64 anos, morador em Barra Velha (SC). Os números mostram que a Fundação Pró-Rim, é referência nacional e se destaca entre as instituições que mais transplantam no Brasil.

 

Ao todo, a Pró-Rim transplantou pacientes de 17 estados brasileiros. Nesta relação, Santa Catarina é o estado com maior número de pacientes beneficiados, representando 84,6% dos transplantes realizados pela instituição. Em seguida, os estados com maior número de transplantes são Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

 

Desses 1500 transplantes, os homens lideram as estatísticas com 62,5% dos transplantados. A faixa etária que mais predomina entre os receptores de rim é entre 20 a 44 anos. Segundo dados dos últimos 100 transplantes da equipe da Fundação Pró-Rim, o tempo de espera em lista destes pacientes foi de pouco mais de cinco meses. 

 

Números significativos

 


 Para a médica Dra. Luciane Deboni, Coordenadora de Transplantes da Fundação Pró-Rim, Joinville está de parabéns. Segundo ela, menos de 10 centros de transplantes do Brasil alcançaram este resultado, em números absolutos.

 

A médica destaca que é um reconhecimento do trabalho de muitos anos realizado por uma grande equipe. “Isso é fruto do esforço dos profissionais da Pró-Rim, dos hospitais parceiros em que os transplantes foram realizados (Hospital Municipal São  José e Hospital Regional), da equipe da Central de Captação de Órgãos e Central de Transplantes. O resultado alcançado hoje marca o sucesso deste trabalho em equipe e espero que possamos fazer mais 1.500 transplantes em um período de tempo ainda menor. Hoje são realizados de 80 a 100 transplantes por ano. O nosso desafio é aumentar esse número para 120 em curto prazo”, prevê a nefrologista.

 

A Dra. Luciane explica que a medicina evoluiu muito e na área de transplantes este e avanço é evidente. “Durante muitos anos se dizia que o transplante simplesmente melhorava a qualidade de vida do paciente, mas que a expectativa de vida em diálise ou transplante era semelhante. Apesar da melhora da diálise, o transplante ainda é o melhor tratamento com maior índice de sobrevida do paciente transplantado”, enfatiza.

 

Salvar Vidas

Vida, vitória e persistência. Para o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, estas três palavras definem o momento especial que marca a comemoração dos 30 anos da Fundação Pró-Rim. “Realizar o transplante de número 1.500 dá a dimensão da nossa missão de salvar vidas dentro do espírito de união de diversas entidades, especialmente com os hospitais São José e Regional, de Joinville”, reconhece o médico.

 

Acrescenta que “este número representa o símbolo de persistência e força em prol da nossa missão que é fazer a diferença e salvar vidas. O transplante renal significa expectativa e qualidade de vida, além de novos horizontes para o paciente”. Ele também faz um registro especial aos profissionais que garantem aos pacientes renais “carinho, respeito, dignidade e humanização em todas as ações”. O Dr. Marcos lembra ainda a importância em destacar os pioneiros que deram início a todo este trabalho, que são os médicos José Aluísio Vieira e Hercílio Alexandre da Luz Filho, fundadores da Pró-Rim.

 

O primeiro transplante renal 

O ponto de partida de toda esta história se deu com a realização do primeiro transplante renal em Santa Catarina, em 22 de julho de 1978. A paciente Maria de Souza Assumpção, de 55 anos, moradora do bairro Nova Brasília, em Joinville, foi considerada apta para receber o rim, um procedimento pioneiro e histórico para a época. A cirurgia foi um sucesso e a paciente viveu com o novo rim por mais oito anos.

 

Juarez Alves Nunes foi transplantado em 1996 e faz questão de dizer que é parte desta comemoração, pois é o paciente de número 150. “A Pró-Rim salvou a minha vida. Sem o transplante, eu teria morrido”, declara. A partir daí, ele garante que passou a ver a vida de uma forma diferente. “Valorizo mais a solidariedade e os momentos simples da vida observa Juarez, que é bancário aposentado e criou a Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR-SC) em Florianópolis, cidade onde mora. Ele agradece à Pró-Rim: “Fico feliz em saber que já são 1.500 pessoas que assim como eu, tiveram a oportunidade de uma nova vida”.

 

Da mesma forma que Juarez, os transplantados renais fazem acompanhamento periódico médico e multidisciplinar no ambulatório de transplantes da Pró-Rim,  com o intuito de cuidar e manter o valioso órgão recebido em doação. São realizadas por ano, cerca de 40.000 consultas de preparo e acompanhamento de transplante. 

 

Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.org.br): Referência nacional no tratamento e no transplante de rins, a Fundação Pró-Rim é uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. É pioneira nos transplantes renais em SC e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1500 transplantes renais. Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo oitavo ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA