Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Justiça do Trabalho condena frigorífico da JBS em SC a pagar R$ 12 milhões por dano moral coletivo

Segundo sentença, empresa exigia trabalho em jornadas excessivas, entre outras irregularidades. Decisão também obriga ajustamento das horas dos empregados.

Quinta, 25 de maio de 2017

 Clique para ampliar
JBS condenada pela justiça do trabalho de Mafra por danos morais coletivo da unidade de Itaiópolis SC
 

A Vara do Trabalho de Mafra, no Norte catarinense, condenou o frigorífico Macedo Agroindustrial, do grupo JBS, a pagar uma indenização de R$ 12 milhões por dano moral coletivo. Segundo a Justiça do Trabalho, a empresa exigia jornadas excessivas, além de outras irregularidades. O frigorífico é localizado em Itaiópolis, na mesma região.

G1 entrou em contato com a defesa do frigorífico, mas não obteve retorno até a publicação desta notícia. O grupo JBS informou por nota que não comenta processos judiciais em andamento.

A decisão foi tomada na sexta-feira (19) e divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) nesta terça (23).

 

Condenação

 

De acordo com a Justiça do Trabalho, a empresa não computava adequadamente o tempo dos trabalhadores em relação ao tempo de troca de uniforme, da espera pelo transporte e do trajeto até o frigorífico.

Também havia irregularidades em relação à compensação de horas de trabalho para evitar o pagamento de horas extras.

Por isso, a sentença, além do valor de indenização, obriga a empresa a ajustar a jornada dos empregados à lei e pagar as horas extras aos trabalhadores prejudicados.

"A empregadora, durante anos, impôs a prática de jornada de trabalho excessiva a um grande contingente de pessoas de baixa renda e em atividade sabidamente repetitiva e lesiva à saúde", afirmou o juiz do Trabalho Jose Eduardo Alcantara na decisão.

 

Ação civil pública

 

A sentença é resultado de uma ação civil pública de junho de 2016 do MPT-SC. Conforme o órgão, a Vara do Trabalho de Mafra recebeu centenas de ações judiciais sobre as mesmas irregularidades.

Em conjunto com o MPT-SC e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Justiça do Trabalho vai decidir a destinação do valor arrecadado com a condenação. De acordo com a sentença, ele será usado em ações de impacto social na região do frigorífico.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/justica-do-trabalho-condena-frigorifico-da-jbs-em-sc-a-pagar-r-12-milhoes-por-dano-moral-coletivo.ghtml



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA