Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Padre Antônio Taliari

padretaliarigmail.com

Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


Veja mais colunas de Padre Antônio Taliari

6º Domingo do Tempo da Páscoa

Domingo, 21 de maio de 2017

Dom 21 de maio de 2017

MENSAGEM DO EVANGELHO

        Neste, 6º Domingo do Tempo da Páscoa, o Evangelho de João 14,15-21, lembrando que, na primeira parte do capítulo 14 do Evangelho de João, Jesus ensinou sobre a fé que os discípulos missionários deve ter nele e em Deus.

 

Clique para ampliar
 

Na segunda parte o ensinamento é sobre o amor. É nesta segunda parte este texto, onde Jesus promete o envio do Consolador, o Espírito Santo, que acompanhará e dará assistência aos discípulos missionários quando Jesus não mais estiver fisicamente com eles. O critério da pertença ao grupo de Jesus muda. Não basta ter sido chamado. Judas Iscariotes o foi, mas traiu. Para ser discípulo missionário é preciso amar, este é o modo de ser reconhecido: “Nisto reconhecerão todos que são meus discípulos missionários se tivermos amor uns pelos outros”. Amar a Jesus, amar a Deus, amar os irmãos. O verbo “amar” aparece sete vezes neste pequeno texto. Quem não ama, não observa as palavras de Jesus, não pode ser seu discípulo missionário.

Embora a expressão esteja no plural, há um só novo mandamento: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros”. A Nova Lei de Jesus substitui todos os 613 manda mentos que escribas haviam elencado na Torá, o Pentateuco. Jesus prometeu que não deixaria seus discípulos missionários órfãos. O Pai enviará em nome de Jesus, o Paráclito, que as Bíblias traduzem por Defensor, Consolador, advogado etc. A comunidade que ama, observa o mandamento do amor, é lugar onde o Espírito Santo virá e permanecerá. A função do Espírito Santo será ensinar tudo, orientar os discípulos missionários na caminhada. O mundo que rejeita Jesus, os líderes judeus e o império romano, rejeitará o Espírito Santo.

A Igreja, guiada pelo Espírito Santo, sofrerá as mesmas perseguições que Jesus sofreu. A afirmação de Jesus é carregada de ternura. Os discípulos missionários não estarão sozinhos como os filhos que perderam os pais. Haverá uma ausência física somente passageira. Jesus garante a sua presença entre eles de outra maneira e ainda dá a certeza de que o Espírito Santo continuará a missão que ele iniciou. Aos olhos do mundo Jesus estará morto para sempre. Os seus discípulos missionários terão o privilégio de vê-lo vivo e ressuscitado, não somente nas aparições, mas na sua ação constante na vida da Igreja. Jesus será a água viva, o pão da vida, a Vida presente na fração do pão. Jesus continuará vivo e dará vida aos seus discípulos missionários e à sua Igreja.

Quem ama observa os mandamentos de Jesus e a estes Jesus se manifestará, revelará o amor do Pai. E a condição para amar a Jesus é amar os irmãos. É nesta comunidade onde reina o amor fraterno que Jesus se manifestará e estará sempre presente. O coração de tudo é o amor. É como a sua urdidura. É a relação do discípulo missionário com o Pai, com Jesus e com os outros discípulos missionários. A teologia ensina que a Trindade é modelo para as nossas relações. A Igreja é verdadeiramente a Igreja de Jesus quando vive, respira e transmite amor. O Papa Francisco Exorta: “Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!”. A comunidade que ama torna-se o local propício para que o Espírito Santo venha, faça morada, conduza, oriente. A vivência do amor é como uma pré-condição para que a Igreja seja verdadeiramente a Igreja da Trindade.

Seja fiel, ofereça o Dízimo!     



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA