Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Integrantes da Associação de Deficientes Visuais visitam o prefeito Magno Bollmann

Sexta, 19 de maio de 2017

 

Clique para ampliar
Integrantes da Associação de Deficientes Visuais visitam o prefeito
 

O prefeito Magno Bollmann recebeu em seu gabinete na quinta-feira à tarde (18), integrantes da Associação de Deficientes Visuais de São Bento do Sul. A visita teve como objetivo mostrar ao prefeito as atividades realizadas pela associação, bem como demonstrar a importância da reabilitação para pessoas com deficiência.

Segundo um dos integrantes da associação e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Douglas André Martins, é fundamental que as pessoas que tenham alguma deficiência sejam incluídas na sociedade. “E a reabilitação é o caminho. Cada um tem a sua particularidade, mas ensinar as pessoas com deficiência sobre a orientação e a mobilidade para que possam ir para a rua, sair de suas casas, ter uma vida autônoma, é o que precisamos fazer”, disse.

Douglas tem 30 anos de idade e comentou ao prefeito que perdeu a visão aos 8 anos. Atualmente é aluno do curso de teologia da Faculdade Luterana de Teologia – FLT, em São Bento do Sul, e disse que “hoje a FLT é a faculdade mais aberta e preparada para receber pessoas cegas no Brasil”.

Durante a visita, os integrantes demonstraram ao prefeito como utilizam computador e celular. Os equipamentos possuem programas chamados "leitores de tela", que basicamente fazem o que o nome sugere. Esses aplicativos capturam as informações que aparecem na tela em tempo real e através de um sintetizador de voz (voz artificial), falam o que a tela mostra. Para isso, alguns integrantes participam de curso em Joinville.

Outra curiosidade apresentada ao prefeito foi uma edição da Bíblia Sagrada em braile. O grupo também explicou o prefeito como é estudar e ler em braile, e fizeram uma demonstração de leitura de um trecho da Bíblia.

Além disso, os integrantes da associação falaram sobre as atividades do grupo, onde, para auxiliar as pessoas com deficiência visual em São Bento do Sul, realizam visitas em residências. Nelas, conversam com a família e os deficientes. “Me sinto honrado em receber a visita de vocês. Estamos à disposição para atender no quê precisarem”, disse o prefeito.

Na terça-feira, dia 23, a Prefeitura organizou uma reunião com membros das associações de moradores para levantar dados de pessoas com deficiência visual no município. Esses dados serão repassados à associação para organização de mais atividades. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA