Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rio Negrinho terá Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

Quinta, 11 de maio de 2017

 

Clique para ampliar
 

Planejar o turismo, para que ele ocorra de forma ordenada e com resultados concretos, é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que passará a ser desenvolvido em Rio Negrinho. A ação permitirá o levantamento do potencial que a cidade possui, permitindo uma visão mais clara de tudo o que o município precisa, como capacitações de mão de obra, necessidade de infraestrutura e prospecção de investimentos.

A ação na cidade vem sendo coordenada pela coordenadora de Turismo Raquel Bacic Gehring, que explica que para que o turismo seja desenvolvido de forma concreta, algumas ações estão sendo tomadas. Uma delas é o Plano Municipal de Turismo (PMT). “Com o plano também os empresários poderão verificar a necessidade de infraestrutura e poderão investir em estabelecimentos diversos, bem como permitirá que as ações sejam divididas, ou seja, cada ator envolvido, trade turístico, comércio, poder público, etc, terá responsabilidades, assim diminuirão os riscos de projetos serem engavetados ou as ações deixarem de ser realizadas, pois toda a comunidade estará envolvida”, explica ela. “Turismo é feito em rede de responsabilidades”, completa.

Raquel lembra que o trabalho também ocorre de forma regional, através do Consórcio Intermunicipal Quiriri. “Após a conclusão do projeto municipal, este Plano vai trabalhar de forma regional entre as cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Corupá, criando roteiros para comercialização. Acreditamos ser mais efetivo trabalhar regionalmente e não somente tentar atrair turistas para uma só cidade”, ressalta a coordenadora de turismo, explicando que estas cidades foram as que contrataram o plano do Sebrae, cujo lançamento regional ocorre no próximo dia 23, na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), a partir das 17 horas. “Além de todos estes fatores, ter um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável está sendo um dos critérios em editais para liberação de recursos estaduais e federais. Esta é uma tendência que tende a crescer até o momento em que será um critério obrigatório”, destaca Raquel.

 

O que é o PDITS

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) tem como objetivo principal o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, à preservação ambiental e a participação comunitária, tendo como resultado final a geração de emprego e renda.

O PDITS se constitui no orientador básico dos futuros investimentos na atividade turística da região, tanto no que se refere ao poder público, quanto em relação a possíveis parcerias e investimentos do setor privado.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA