Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rio Negrinho- CAPS promove oficinas no mês da Saúde

Quarta, 26 de abril de 2017

 

 

Toda família que tem alguém que sofre com doenças mentais ou depressão, sabe da importância de um acompanhamento especializado. E é essa a função do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Em Rio Negrinho, o trabalho é realizado pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, na unidade situada na rua Otília Virmond Olsen, nº 19, bairro Cruzeiro, no antigo Casarão Olsen.

Com uma equipe de dez profissionais, atualmente o Centro atende em torno de 300 pacientes, cada um com um acompanhamento específico. Vinícius Nogara, enfermeiro e coordenador do Caps, explica que neste mês de abril, considerado o mês da Saúde, o Centro trabalhou com oficinas específicas, como a Feirinha da Saúde, Atividades Físicas, Dia da Beleza e uma Palestra sobre Higiene Bucal.

De acordo com a psicóloga da unidade, Alessandra Albuquerque, o paciente do CAPS é a pessoa que sofre algum transtorno mental, ou depressão. “As pessoas que vêm para o CAPS, vêm para realizar algum tipo de tratamento. Muitas pessoas procuram a unidade por falta de ocupação, mas não é para este fim que realizamos o atendimento”, detalhou.

A rotina do paciente que frequenta o Caps varia de acordo com o Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada um. O paciente geralmente chega ao Caps entre 8h e 8h30. O café é servido às 8h45. Às 9 horas iniciam as atividades em oficinas. Às 11 horas é servido o almoço e em seguida são liberados. À tarde, a rotina é a mesma, mas são poucos os pacientes que frequentam os dois períodos. Uma vez por mês, às quintas-feiras, o CAPS comemora os aniversários do mês, promovendo festas e compartilhando momentos agradáveis entre equipe e pacientes. 

A equipe do CAPS de Rio Negrinho é formada pelos seguintes profissionais: Enfermeiro: Vinícius Nogara, Médico Psiquiatra: Luis Hamilton, Psicóloga: Alessandra Albuquerque, Assistente Social: Deise Lopes, Terapeuta Ocupacional: Juliana Bastos, Administrativo: Geraldo Ribeiro, Agente em Saúde: Dacilda Danhaia, Técnico em Enfermagem: Alexis Hantschel, Merendeira: Iolanda Bras, Serviços Gerais: Wanderleia Cardoso. A equipe convida toda a comunidade rionegrinhense que quiser conhecer as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial.

 

Grupos Terapêuticos

Às quartas-feiras, ocorrem reuniões de grupos terapêuticos sobre álcool e drogas. E quinzenalmente, são realizados grupos separados de homens e mulheres, estes já preparatórios para a fase em que o paciente está prestes a receber alta. “Conforme a evolução do paciente, nós vamos realizando as atividades para que ele se encaminhe para receber alta”, explica Alessandra.

Para Vinícius, as pessoas geralmente confundem depressão com tristeza, o que, segundo ele, são coisas totalmente distintas. “A partir do momento em que uma pessoa está triste e isso se prolonga por um longo período, aí então o paciente recebe uma atenção quanto a uma possível depressão.

 

Reunião da Família

Toda última terça-feira de cada mês é realizada a reunião da família. Segundo Nogara, os familiares tornam-se essenciais no processo de tratamento do paciente. No entanto, necessitam saber como lidar com as situações estressantes, evitando comentários críticos ao paciente ou se tornando exageradamente super protetores. “Tanto a família, quanto a equipe responsável pelo paciente, necessita estar alinhadas objetivando adquirir confiança e vínculo, para que se estabeleça uma relação de confiança e de aceitação ao tratamento e consequente melhora”, disse.

“É importante que a família sinta que pode fazer algo para ajudar o seu familiar a recuperar-se quando tal e possível e, mesmo quando não é, que seja capaz de compreender a situação e acompanhar o paciente, dando apoio, compreensão, carinho e dedicação” (LAZURE, 1994).

 

Horário de Atendimento

Das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço. Médico Psiquiatra atendendo todos os dias das 9h às 13 horas. Todas as sextas-feiras o CAPS estará fechando das 13h30 às 15h30 para reunião da equipe. Telefone para contato (47) 3644-898



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA