Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Comemoração: Planor 30 Anos!

UMA GRANDE VERDADE QUE COMEÇOU NO DIA MUNDIAL DA MENTIRA


  

Clique para ampliar
Anete Bollmann Garcia e Luiz Roberto Garcia na Inauguração Planor
 

 
 Clique para ampliar
Luiz Roberto Garcia e Anete Bollmann Garcia
 São Bento do Sul (SC)
– 1º de abril de 1987, nascia a Planor Comércio Exterior, alicerçada na experiência profissional de Luiz Roberto Garcia e estimulada pela mulher Anete Bollmann Garcia, que resolveram na data dar início  a sua empresa.

 Luiz que atuou por anos na Artefama e aprendeu a dominar o inglês como auto-didata, lendo nas horas de folga, aproximou-se da Primex, na época um dos maiores agentes de comércio exterior, e que de olho no mercado moveleiro de São Bento do Sul e região, aqui abriu uma filial, tendo sua matriz em Nova York. Luiz passou a ser o homem de confiança de Ernest Paul nos anos iniciais das exportações de artefatos de madeira, e das primeiras incursões dos móveis de 1960 a 1987.

 

 

 

O Início

 

Clique para ampliar
Frank Bollmann Luiz R. Garcia Arnaldo Huebel Uwe Fischer (Alemanha)

  Com lastro na experiência, arrojo, confiança e parcerias que lhe davam o norte, Luiz e Anete resolveram abrir o próprio negócio. Nem a superstição da data afastou os ideais, e o 1º de abril de 1987 foi o marco para que hoje na mesma data em 2017, sejam comemorados os 30 anos de existência da Planor.

 Para quem se arrisca a atividade empresarial no Brasil, ou mesmo em qualquer outro local do planeta é preciso determinação, garra, planejamento, equipe e parceiros comerciais. A retidão, confiança, liderança, determinação e vontade de vencer de Luiz e equipe foram determinantes para que parceiros confiassem seus negócios a nova agência exportadora de São Bento do Sul. As conquistas vieram, os sucessos se somaram, mas também dificuldades foram enfrentadas e estas surgiram para fortalecer, desafiar e fazer crescer a vontade de sempre prestar o melhor serviço.

  O Crescimento

 Clique para ampliar
Visita ao cliente Whittier - Portlant, Luiz Eugênio Duvoisin, Márcio Froehner, Anete B. Garcia e Luiz R. Garcia
 A Planor cresceu, conquistou mercados, abriu portas para o mundo e pode ser considerada a maior impulsionadora dos negócios de móveis de Santa Catarina, especialmente de São Bento do Sul para o mundo. A Planor sempre foi parceira de seus clientes e fornecedores, fator determinante para a confiança. Quantas empresas e quantos empresários que nunca tinham colocado seus pés fora do Brasil e nem sabiam pronunciar direito a palavra contêiner começaram a se familiarizar com dólar, câmbio, porto, trading, navio e até começaram a frequentar a 5ª Avenida guiados nas viagens internacionais pelo cicerone comercial Luiz Garcia.

 Em 1996, surgia a necessidade de atuar também na outra mão, ou seja importar produtos, principalmente matérias primas para agregar valor aos móveis exportados, a Interbrasil se fez notar. Em 2006, Luiz e Anete ganharam também a companhia do filho Rafael que hoje praticamente comanda as atividades da Interbrasil dando mais liberdade para os pais. A Interbrasil importa e também atua como trading.

 As Parcerias

  Em 2010, Ernest Paul e o filho Stewart resolvem encerrar as atividades da Primex e procuraram para sucedê-los exatamente aquele que foi um dos pioneiros nos seus negócios. A Planor absorveu a Primex, tendo no intervalo (1991) feito também uma parceria com Buillding Products (Alemanha) que durou até 2005 e que foi de grande relevância para consolidação de seus negócios com a Europa. 

Luiz lembra que em toda esta trajetória, sempre foi um sonho tornar São Bento do Sul o maior exportador de móveis do Brasil e que isto teve o auge em época que o Brasil exportou US$ 180 milhões em móveis, dos quais São Bento do Sul foi responsável por US$ 110 milhões e a Planor responsável pela maior parte dos agenciamentos.

 

O Presente

  

Clique para ampliar
Anete e Luiz Garcia com os parceiros nos dias de hoje nos EUA – Vasso Unks e Steve Konigsberg
 Luiz também lamenta que os tempos são outros e as políticas praticadas no Brasil, custos de produção e instabilidade econômica levaram ao sucateamento de nosso parque fabril e ao fechamento de grande parte das empresas moveleiras que hoje são lembradas com saudades. Grandes e pequenas desapareceram de uma forma que se hoje fossem retomados negócios do porte que foi nosso pico, não teríamos mais empresas com capacidade de produzir nem a metade.

 Mesmo assim a Planor comemora seus 30 anos com o vigor da juventude, a experiência e maturidade acumuladas, empregando, agregada a Interbrasil, 26 colaboradores, sempre na procura de novas oportunidades para melhor atender seus fiéis parceiros, na busca de novos mercados, e de diversificação de produtos, vai firmando seu nome no mundo com a mesma disposição de 30 anos passados.

   

O Mundo

A Planor hoje não é mais apenas uma empresa de São Bento do Sul, ela nasceu aqui mas ganhou o mundo, como os produtos que ela exporta.

China, Estados Unidos, México, Peru e Argentina, são países em que a Planor mantém escritórios e lá tremula a bandeira brasileira.     

 

Uma Empresa solidária, participativa e cidadã 

 Clique para ampliar
atletas da Planor/Tuper, campeões catarinenses e disputaram o Campeonato Brasileiro de Futsal na década de 1990
 A trajetória da Planor não é só constituída por suas conquistas comerciais. A Planor sempre foi uma empresa participativa, preocupada com as causas comunitárias e solidária. Não há causa na cidade que não tenha recebido o apoio e participação da Planor. Dos grandes eventos sociais, ajuda à entidades como a Apae, Hospital, Colégio Froebel, Comunidade Evangélica Luterana e ao esporte. Quem não lembra com saudades do Ginásio de esportes lotado para ver e aplaudir os atletas da Planor/Tuper, campeões catarinenses e disputando o Campeonato Brasileiro de Futsal. Atualmente, através da Interbrasil patrocina pilotos são-bentenses na disputa do campeonato Catarinense de Automobilismo.

 

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA