Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Presídio Regional de Mafra lança livro escrito por detentas

Um livro escrito por doze reeducadas do Presídio Regional de Mafra foi lançado na tarde de sexta-feira (24), no auditório da Amplanorte Associação dos Municípios do Planalto Norte

Quarta, 29 de março de 2017

 

Clique para ampliar
Fotos: Rio mafra mix

Com mais de 100 páginas e publicado pela editora Giostri o livro “Mulheres poéticas a poesia no cárcere” conta em poema e versos histórias reais e os pensamentos destas mulheres que já viveram a margem da lei e hoje buscam sua ressocialização.

O projeto começou em junho de 2016 com a leitura de obras literárias sob a orientação de uma professora. Depois, o conhecimento proporcionado pelos programas aplicados na unidade prisional surgiu um novo universo para essas mulheres.

“Eles descobriram uma liberdade singular e de pesar e sonhar, lembrando-as que mesmo segregadas fisicamente, podem através dos versos aspirar novos caminhos nos fazendo observar com maior sensibilidade a pessoa encarcerada”, diz Helton Neumann leal, gerente do presídio e incentivador do projeto.

Para André Luiz Lopes de Souza, juiz da vara criminal e corregedor do presídio, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo; é assustador e merece um novo olhar, mais de reinserção social e menos punitivo para o sistema penitenciário.

“As mulheres sofrem muito em razão do afastamento do lar, da família, principalmente dos filhos e iniciativas como estas demostram imensa sensibilidade e possibilita pela literatura uma forma de expressar suas emoções, angústias, sofrimentos, alegrias, enfim um alívio ao sofrimento enquanto aguardam a liberdade”, pontuou.

A cada poema e verso fara o leitor repensar a vida, seus costumes e hábitos. Um exemplo disso é o poema escrito por Bruna Martins, quando ela tenta responder quem são seus amigos verdadeiros.

http://www.riomaframix.com.br/



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA