Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mafra - ESFs passarão a fazer atendimento odontológico de pediatria a partir de abril

Terça, 28 de março de 2017

 

 

• Crianças serão atendidas em todas as unidades básicas de saúde tanto da área urbana quanto rural

 

Com o objetivo de descentralizar os serviços de odontologia e consequentemente diminuir a fila de espera, a Secretaria de Saúde de Mafra passa a realizar a partir de abril atendimentos odontológicos pediátricos nos ESFs (postos).

Com esta ação as crianças serão atendidas em todas as unidades básicas de saúde tanto da área urbana quanto rural. “Vamos fechar 100% de cobertura com dentistas e a prioridade dos ESFs são as crianças, cumprindo-se o que ditam as normas do Ministério da Saúde - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB/SUS 96 – e Norma Operacional Básica da Assistência à Saúde (NOAS)”, comentou a secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga. Ela explicou ainda que em caso de necessidade de atendimento especializado, como de usuários que apresentam problemas mais complexos, estes serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Esta medida só é possível devido à reestruturação do serviço de odontologia que passa a ser descentralizado. Assim, cada unidade básica de saúde pode definir, a partir da sua demanda e da sua realidade, como melhor se adaptar às diretrizes gerais da Secretaria”, disse.

 

Reestruturação

A reestruturação do serviço de odontologia para atendimento pediátrico no SUS de Mafra incluiu também os serviços especializados. Desde 2010 a população conta com o CEO e desde 2014 o centro atende pacientes da odontopediatria. O Centro de Especialidades Odontológicas da rede pública de saúde é um serviço estruturado para atender demandas mais complexas na área de saúde bucal. Ou seja, pacientes que necessitam de procedimentos especializados são encaminhados para estes centros pelas unidades básicas de saúde. Ali são realizados procedimentos de periodontia (ossos da boca/face e gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias bucais, cirurgias de dentes do siso, próteses, diagnóstico de câncer bucal, entre outros atendimentos especializados.

Vale lembrar que para marcação de consultas odontológicas para crianças (odontopediatria), o usuário do SUS deve entrar em contato com o ESF mais próximo.

 

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones: 3641-5200/3645-3931.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA