Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Tuper reinicia demissões e parcela pagamento de rescisões

Empresa viveu no ano 2016 sua maior crise que culminou inclusive com venda de parte do controle acionário.


 

Clique para ampliar
Tuper já reduziu seu efetivo em mais de 1.000 colaboradores
 

São Bento do Sul - A Tuper, empresa do ramo metalúrgico, uma das mais importantes de Santa Catarina e que já contou em seus quadros com mais de 2.500 colaboradores, enfrentou no ano passado uma turbulência que culminou com várias demissões e para sanar dívidas com fornecedores cedeu para a Arcelor Mittal - maior produtora de aço do mundo - 40% de suas ações ordinárias com direito a voto. Na época a transação foi considerada como salvadora e que levaria novamente a empresa a liderança de mercado e estabilização de suas atividades.
Não foi isto que aconteceu. Nesta semana voltaram as demissões. Cerca de 60 colaboradores da área de produção tiveram seus contratos de trabalho rescindidos e os pagamentos parcelados. Em contra partida a empresa assegura aos demitidos e dependentes, 6 meses de atendimento atraves do plano de saúde da Unimed.

O que diz o Sindicato


 Clique para ampliar
diretor do SINTIMESC Valdir Provesi
 Por telefone nossa reportagem entrou em contato com o SINTIMESC - Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Informática de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, ocasião em que fomos atendidos pelo diretor Valdir, que se mostrou surpreso com a notícia das demissões e informou que faria contato com a Empresa e em seguida formularia denúncia ao Ministério Público do Trabalho.  

Contradições

Fomos informados por um dos demitidos que a advogada Sandra Jelinski, com quem tentamos contato sem resultado, é a representante do Sindicato em São Bento do Sul e que a mesma estava homologando os acordos em nome da entidade. Ligamos novamente para o senhor Valdir em Florianópolis que não se encontrava mais na sede do Sindicato e o funcionário que nos atendeu disse não saber de nada. 

Empresa  se manifestou

Para a assessoria de imprensa da Tuper enviamos o e-mail abaixo e cuja resposta segue:

Pedro Alberto Skiba <paskiba@gmail.com>

13:44 (Há 3 horas)

 

   

para Ester (Tuper)

 

Boa tarde. Tomei conhecimento de novas demissões pela Tuper em torno de 80 funcionários. Conversei com o Sindicato em Florianópolis, cujo diretor Valdir disse que faria contato com a Empresa e estaria formulando denúncia ao Ministério Público e do Trabalho.

Também fui informado por funcionário demitido que a Empresa está parcelando as rescisões e que o clima entre os remanescentes é de intranquilidade devido a instabilidade na produção e inclusive falta de matéria prima que a acionista Arcelor tem restringido o fornecimento por atraso nos pagamentos.

Gostaria de obter informações da Empresa a respeito do assunto.

Agradecendo pela atenção 

cordialmente 
Pedro Skiba

 

Ester Vieira do Prado

16:26 (Há 25 minutos)

 

   

para mim

 

Prezado Pedro Skiba, boa tarde. Segue abaixo retorno a respeito da sua solicitação.

____________________________

“Estamos em fase de adequação da empresa. Naturalmente não é nossa vontade fazer cortes de pessoal, uma vez que todos nossos colaboradores são pessoas preparadas, que poderão - assim que as coisas se normalizarem - ser convidadas a fazer parte novamente do quadro de funcionários. Esperamos que no curto prazo o mercado se normalize.”

Frank Bollmann - Presidente & CEO

Tuper S/A 

 

Clique para ampliar
Frank Bollmann - Presidente e CEO Tuper S/A
 

Situação é preocupante 

O ano de 2017 começou com muita preocupação para a economia são-bentense e também para os trabalhadores. No início do mês a Rudnick tradicional indústria moveleira reduziu seu quadro de colaboradores próximo a 200 demissões o que causou grande impacto na classe trabalhadora. A Tuper que já reduziu seu efetivo em mais de 1.000 colaboradores, assusta com novas demissões. Entre seus colaboradores a preocupação maior é que novos cortes sejam efetuados o que demonstra que a situação de instabilidade permanece. Comentam inclusive que a nova sócia diante do não pagamento de fornecimentos tem efetuado bloqueios em novos suprimentos de matéria prima, causando picos de paralisações na produção e consequentemente o atraso na entrega de alguns pedidos.

Manifestação

 Ouvimos também manifestações de colaboradores demitidos que disseram estar tristes com a situação da empresa, mas por outro lado conscientes que a medida é preventiva e que com uma reversão da situação econômica poderão novamento serem recontratados.

Para Ministro crise já acabou

 Clique para ampliar
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
 O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (21) que a recessão no Brasil já terminou. Entretanto, o país ainda sente as consequências geradas pela crise econômica que, segundo ele, é a “maior da história”.

“O Brasil hoje já está crescendo. Isso é muito importante porque todos nós passamos por um momento muito difícil quando o Brasil enfrentou a maior recessão de sua história. Mas a mensagem aqui importante é que essa recessão já terminou. Vivemos ainda as consequências dela em muitos aspectos. Ela foi longa, difícil, dura, gerou esse número de desempregados, mas o Brasil já começou a crescer”, disse Meirelles.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA