Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Deputado estadual Dr. Vicente Caropreso é o novo secretário de Estado da Saúde

Terça, 17 de janeiro de 2017

 

 

Nesta terça-feira (17), o deputado estadual Vicente Caropreso tomou posse na Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na solenidade também foram empossados Leonel Pavan, como secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), o novo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz, e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano. O governador Raimundo Colombo prestigiou o ato, que ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

 

 

“É mais uma evolução da equipe. As pessoas que comandavam as pastas fizeram um excelente trabalho, mas há um processo de renovação. Há muito por fazer, porque vivemos em um tempo de mudanças. Tenho certeza que vamos continuar avançando e protegendo os catarinenses em todos os serviços oferecidos”, disse o governador.


Além de médico neurologista, Vicente Caropreso é um servidor público com um trabalho voltado para a área da SAÚDE PÚBLICA. “Defendo a boa medicina e o bom profissional da saúde que encara o paciente como extensão de sua família. Meu lema é tudo que você deseja à sua mãe, irmão ou amigo próximo, deseje para seu paciente”, explica Caropreso.

 

O novo secretário destacou alguns pilares de sua administração a frente da pasta da Saúde: uso racional e coerente dos recursos disponíveis da Saúde, propondo uma modernização na administração dos hospitais públicos; revisão de contratos e metas com entidades em que a SES é parceira; estar sempre à frente no combate ao avanço das doenças mais prevalentes  em nosso Estado, sobretudo as transmissíveis e as evitáveis; resguardar a medicina de urgência  catarinense como grande patrimônio  e fazê-la funcionar harmoniosamente; estabelecer diálogo com dirigentes e instituições representativas dentro do SUS; fazer chegar de maneira clara e inteligente  ao cidadão as informações sobre saúde em nosso Estado; estabelecer parcerias com os hospitais filantrópicos conveniados, que respondem por mais de 70 % do atendimento da rede SUS; aprimorar a rede de atenção básica, buscando maior resolutividade do atendimento médico na ponta; obter mais incentivos com os poderes executivo e legislativo federal para a Rede Hospitalar e Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pelas prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

 

Vicente Caropreso agradeceu o apoio e incentivo do governador Raimundo Colombo e a participação e compromisso dos dois secretários adjuntos que, a partir de agora, estarão com ele no comando da secretaria. “As  grandes e imediatas  modificações financeiras, ficarão sob o comando  do economista André Bazzo. Já as ações institucionais caberão ao experiente Murillo Capella, meu professor de Medicina  e profissional de indiscutível talento”, destaca o secretário.


“Queremos uma gestão na qual todos os profissionais da área devem dar o melhor de si, sobretudo neste momento de crise que atravessa o Brasil, como um desafio pessoal de cada um por toda sociedade catarinense. Assumo a Secretaria da Saúde com responsabilidade, dedicação, ética e muita vontade de ver a nossa população recebendo o melhor que a saúde pública pode oferecer”, destacou o novo secretário da Saúde. 

 

Perfil do Dr. Vicente Augusto Caropreso

 

Nascido em Blumenau em 1º de setembro de 1956, Vicente Augusto Caropreso é médico neurologista há 33 anos. É casado com Sally Caropreso, pai de Meggie e Luíza Caropreso, filho de Estella Maria e João Caropreso.


Vicente Caropreso cursou os primeiros anos de estudo na Escola Primária Barão do Rio Branco, e o ginásio e científico no Colégio Franciscano Santo Antônio. Formou-se em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e fez sua Residência Médica em Neurologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Serviu como Tenente-médico no 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau. Mudou-se para Jaraguá do Sul em 1984, onde reside, exerce sua profissão e é um líder comunitário conhecido, respeitado e benquisto.


Desde 1984, Vicente Caropreso trabalha em seu consultório médico, em hospitais e como médico voluntário na APAE, ambos em Jaraguá do Sul. O médico neurologista também atuou como:

 

- Médico Neurologista do SUS de 1984 a 2009;
- Diretor clínico do Hospital e Maternidade Jaraguá de 1988 a 1992;
- Um dos idealizadores e fundadores do Centro de Profissionais Liberais (CPL) em 1988;
- Coordenador do Centro de Imagem do Hospital Jaraguá, do qual foi um dos idealizadores e fundadores em 1994;
- Viabilizou a montagem do primeiro Serviço de Neurocirurgia da região em 1994;
- Médico Eletroencefalografista do SUS da região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI);
- Médico honorário do Hospital e Maternidade São José de Jaraguá do Sul;
- Médico da Vigilância Epidemiológica da 24ª Gerência Regional de Saúde e Auditor de Alta Complexidade da 14ª Gerência Regional de Saúde;
- É considerado médico referência estadual dos agravos epidemiológicos Botulismo e Doença de Creutzfeld-Jacob (DCJ).
Sempre que possível, Vicente Caropreso participa de congressos médicos no Brasil e no exterior para atualizar seus conhecimentos profissionais. Além do Português ele fala Italiano, Alemão, Espanhol e Inglês.

Entre os anos de 1997 e 1999, Vicente Caropreso atuou como vereador de Jaraguá do Sul. Foi deputado federal por Santa Catarina de 1999 a 2003. E em 2014 foi eleito deputado estadual, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2015. O deputado participou das comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Prevenção e Combate às Drogas; de Proteção Civil; e da Comissão de Saúde.
Para o médico neurologista Vicente Caropreso “Saúde não tem partido, mas tem muitos caminhos por meio dos quais podemos chegar a melhorias no atendimento de saúde; devemos dar a devida atenção a todos eles se quisermos trazer benefícios à qualidade de vida da nossa população”.

 

Títulos e honrarias do Dr. Vicente Caropreso


Como cidadão e líder comunitário Dr. Vicente Caropreso recebeu os seguintes títulos e honrarias:
* Cidadão Honorário de Itapoá;
* Cidadão Honorário de São João do Itaperiú;
* Cidadão Honorário de Corupá;
* Cidadão Honorário de Guaramirim;
* Cidadão Benemérito de Blumenau;
* Condecoração por Relevantes Serviços Prestados do 23º Batalhão de Infantaria;
* Medalha de Mérito da Universidade Federal de Santa Catarina;
* Condecoração de Mérito da Polícia Rodoviária Federal;
* Título de Médico Honorário do Hospital e Maternidade São José de Jaraguá do Sul pela Sociedade Divina Providência;
* Título de Médico Honorário da Associação Catarinense de Medicina;
* Título de Companheiro de Melvin Jones do Lions Clube Internacional (por dedicação aos serviços humanitários);
* Título de “Amigo do 14º Batalhão de Polícia Militar”;
* Eleito Conselheiro do Com.it.es – Comitati degli Italiani all’Estero.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA