Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

6,6 mil ocorrências com águas-vivas são registrados no fim de semana

Bombeiros estudam sinalizar praias com ocorrências com bandeira lilás. Banhistas devem questionar guarda-vidas antes de entrar no mar.

Segunda, 16 de janeiro de 2017

 

Clique para ampliar
 No sábado (14) e domingo (15), foram registradas 6.665 ocorrências envolvendo águas-vivas no litoral de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros, em uma reunião no início da tarde desta segunda-feira (16), a corporação decidirá se adota a sinalização com bandeira lilás em praias com ocorrências do gênero.

"Algumas dessas ocorrências foram atendidas pelo Arcanjo e conduzidas ao hospital, principalmente, as vítimas que apresentam alergia muito forte, contraturas e principalmente o edema de glote, que provoca até o bloqueio respiratório. O Corpo de Bombeiros vai continuar monitorando as ocorrências para decidir como atuar", disse o coronel Cesar de Assumpção Nunes.

Somente no sábado, mais de 250 banhistas foram atendidos na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, com queimaduras provocadas por águas-vivas.

Segundo os bombeiros, o helicóptero Arcanjo fez decolagens para a praia de Palmas para atender dois casos de pessoas que tiveram choque anafilático. Elas foram encaminhadas a hospitais.

O aumento no número dos casos de queimaduras por água-viva está relacionado ao aumento da temperatura da água no litoral catarinense. Elas estão em época de reprodução e alguns de seus predadores naturais, como as tartarugas marinhas, estão em extinção.

O Sul do estado também tem enfrentado o problema. Na temporada passada, entre Balneário Rincão e Passo de Torres, foram mais de 40 mil casos. No verão anterior, de 2014-2015, foram menos de 13 mil. Esse número já foi alcançado neste início temporada na região.

Recomendações
Para fugir delas, os bombeiros pedem para os banhistas perguntarem antes entrar se o mar está com muitas águas-vivas. Em caso de queimadura, a vítima deve procurar um posto de guarda-vidas imediatamente.

Não se deve colocar água doce nem esfregar o local da queimadura. O recomendado é passar vinagre e fazer uma raspagem, conforme os bombeiros.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2017/noticia/2017/01/66-mil-ataques-de-aguas-vivas-sao-registrados-no-fim-de-semana-em-sc.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA