Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ação Outubro Rosa em Corupá reúne grande público

Quarta, 26 de outubro de 2016

 

A ação do Outubro Rosa em Corupá reuniu aproximadamente 300 participantes, no Salão Paroquial São José, na última sexta-feira (21). O objetivo do encontro foi conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que é a segunda maior causa de morte no mundo. 

O tema deste ano é "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde e Bem Estar Social de Corupá, em parceria  com os profissionais de saúde, apoiado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e de diversas empresas, comércios e órgãos públicos municipais.

Durante a tarde houve a caminhada, bênção com o padre João, palestra sobre câncer de mama, ministrada pela mastologista Dra. Karina Papp. A palestrante enfatizou que as mulheres devem cuidar-se e realizar tarefas importantes: autoexame mensal da mama, exame clínico de mama anual, com profissional de saúde e mamografia anual, para mulheres acima de 40 anos.

Após o coffee break e sorteio de muitos brindes. A ganhadora da bicicleta foi Emília Welker.

 

Câncer de Mama

  A ação do Outubro Rosa é realizada internacionalmente, deixando monumentos, pontes iluminadas de rosa, entre outras ações que são desenvolvidas durante este mês de outubro.

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

   O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama.

Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

    Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

  A campanha do Outubro Rosa enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

Outubro Rosa

A ação do Outubro Rosa é realizada internacionalmente, deixando monumentos, pontes iluminadas de rosa, entre outras ações que são desenvolvidas durante este mês de outubro.

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

  Em Corupá, você pode adquirir as camisetas do Outubro Rosa na loja do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner, no Seminário, ao custo de R$ 20,00. Há poucas peças disponíveis: camiseta babylook nos tamanhos P  e M  camiseta normal apenas uma G. Você também pode adquirir bonés e adesivos. O atendimento  é das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. No domingo, o atendimento é das 12h30min às 17h. Mais informações: 3375-1194.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA