Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo do Estado apresenta planos para iniciar reforma do ensino médio em 2017

Cerca de 20 escolas de diversas regiões de Santa Catarina devem abrir turmas em período integral

Segunda, 24 de outubro de 2016

 

Clique para ampliar
Secretário de Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) Eduardo Deschamps apresentou propostas para iniciar a reforma do ensino médio em escolas de Santa Catarina - Osvaldo Nocetti/Divulgação/ND

 O governo do Estado prevê três ações principais para, em 2017, começar a inserir escolas catarinenses aos eixos das reformas previstas pela MP (Medida Provisória) do Ensino Médio. As medidas foram apresentadas em reunião fechada, nesta sexta-feira (21), pelo secretário de Estado da Educação e presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Eduardo Deschamps, para um grupo de representantes de Gerências de Educação e de diretores e professores de escolas de distintas regiões de Santa Catarina.

Segundo a coordenadora de Educação Básica da secretaria, Sirley Damian de Medeiros, o encontro ocorreu como primeiro diálogo entre governo e escolas para adesão à reforma do ensino médio. As medidas previstas para 2017 envolvem implementar o período integral em cerca de 20 unidades de ensino do Estado, atingindo 2.800 estudantes. Também está prevista a redução da carga horária para turno único de quatro escolas do Emiep (Ensino Médio Integrado a Educação Profissional), que hoje funcionam em período integral, e elaborar um plano estadual para cumprir as determinações da reforma proposta pela MP do Ensino Médio.

A implantação da reforma será gradativa. Apenas turmas de 1º ano do ensino médio serão abertas no próximo ano com cargas horárias e currículos diferenciados. “Temos de garantir a continuidade do aluno sob a nova matriz”, justificou Sirley, sobre a opção do governo por implementar a reforma em etapas. As demais turmas serão abertas durante os anos seguintes.

Em novembro deste ano e fevereiro de 2018, o corpo técnico da Secretaria de Educação e representantes das escolas devem receber cursos de formação voltados às mudanças no ensino médio. Os cursos ainda estão em fase de elaboração e serão realizados com apoio do Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura. Não foram definidas as instituições que devem alterar matriz curricular já em 2017. Segundo Sirley, a escolha será por "escolas que atendem critérios e têm gestores que aderiram à ideia”. Entre os critérios, está a exigência por infraestrutura adequada, com ao menos 400 estudantes no ensino médio.

 Três propostas do governo do Estado para começar a reforma em 2017

- Discutir a flexibilização do currículo e ampliação da carga horária de ensino, conforme a MP do Ensino Médio, para aplicar em escolas catarinenses

- Adesão de cerca de 20 escolas ao regime de tempo integral

- Rever matriz curricular de quatro escolas de Emiep, reduzindo a carga horária para turno único.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA