Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Criação de curso de Medicina em Jaraguá do Sul é aprovada pelo MEC

Serão 50 vagas a cada ano na Estácio de Sá do município da região Norte de Santa Catarina

Terça, 27 de setembro de 2016


 

Clique para ampliar
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
 
Serão 50 vagas a cada ano na Estácio de Sá do município da região Norte de Santa Catarina, conforme edital publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da UniãoFoto: Ronald Mendes

A Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, em Jaraguá do Sul, foi a única universidade de Santa Catarina autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 27, a criar um curso de Medicina. Serão 50 vagas a cada ano, conforme a portaria 545 publicada no Diário Oficial da União, que ainda exige que as 39 instituições selecionadas em 11 Estados brasileiros apresentem até 11 de outubro um documento que garanta a implantação da graduação e a oferta de 2.460 vagas em todo o país. O processo deve acontecer entre três e 18 meses com o monitoramento do MEC.

Projeto pedagógico, infraestrutura, proposta de formação na docência em saúde, contrapartida para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de ofertar bolsas para os acadêmicos foram os critérios utilizados para a seleção da instituição. Assim como Jaraguá do Sul, os demais municípios contemplados têm população superior a 70 mil habitantes e ainda não contam com formação em Medicina ? outras exigências do MEC para autorizar a abertura.

Em uma fase inicial do processo do ministério, cinco faculdades concorriam para receber o curso em Jaraguá do Sul. O Instituto Educacional Santa Catarina Ltda. (Jangada), a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (mantenedora da Católica de SC), a UNIC Educacional Ltda. e Sociedade Nilza Cordeiro Herdey de Educação e a Cultura S/S Ltda figuravam na lista anterior à escolha do ministério pela Estácio de Sá, que tem matriz no Rio de Janeiro. 

 

A autorização para que a faculdade catarinense implemente os cursos se dá quase dois anos após a publicação da primeira chamada pública. Nesse período, o edital chegou a ser impugnado pelo Tribunal de Contas da União, que avaliava avaliava os recursos de cidades e universidades que não haviam sido escolhidas. Assim ficou por oito meses, até que o edital foi liberado e voltou ao MEC. 

Mais Médicos

O anúncio das instituições habilitadas às vésperas das eleições municipais ocorreu após forte articulação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o governo federal. Para o vice-presidente de Desenvolvimento da FNP, Vinícius Farah, a abertura de novas vagas de medicina ? nas novas faculdades e em outras 13 já existentes é uma conquista histórica e consolida o Programa Mais Médicos

Não só vai impactar diretamente na saúde pública da população como vai prospectar mais desenvolvimento e empreendedorismo  comemora Farah. 

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/09/criacao-de-curso-de-medicina-em-jaragua-do-sul-e-aprovada-pelo-mec-7590495.html

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA