Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Banana de Corupá reconhecida como “a mais doce” do Brasil

“Banana de Corupá: doce por natureza” e engloba não só o município de Corupá como também Schroeder, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

Sexta, 23 de setembro de 2016

 

Clique para ampliar
 O Norte de Santa Catarina deu um passo importante para o avanço da bananicultura na região. No dia 31 de agosto, um grupo de produtores entregou o documento de requisição da Indicação Geográfica (IG) da banana ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a fim de reconhecê-la como “a mais doce do País”. Essa iniciativa passou por levantamentos históricos e estudos das condições climáticas e de relevo que provem que a região tem as condições necessárias para produzir a banana mais doce do Brasil.

Por este motivo, o slogan escolhido foi “Banana de Corupá: doce por natureza” e engloba não só o município de Corupá como também Schroeder, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Este selo de IG permite que a fruta seja reconhecida no mercado por seu sabor diferenciado e se destaque diante das outras regiões produtoras. Para comemorar esta conquista, houve uma apresentação da IG no dia 22 de setembro, quinta-feira, em Corupá, organizada pela Asbanco (Associação dos Bananicultores de Corupá) e Sebrae-SC. A cerimônia de lançamento aconteceu à noite no Seminário Sagrado Coração de Jesus. 

 

Clique para ampliar
 

A data escolhida não foi por acaso: 22 de setembro é o Dia Nacional da Banana. Esta é a primeira identificação de origem de um produto vegetal em Santa Catarina. Indicação Geográfica-IG é quando um produto é identificado como originário de uma região ou quando determinada qualidade ou característica do produto seja essencialmente atribuída à sua origem geográfica. É uma indicação que demonstra que um produto é patrimônio regional, onde normas e regras específicas já estão organizadas para preservar esta identidade. O selo Banana "Região de Corupá" segue a regra da indicação, por exemplo, do Vinho do Porto e Champagne da França. O trabalho demandou 11 anos. É uma conquista histórica.

http://www.jdv.com.br/noticia/4896/banana-de-corupa-reconhecida-como-%E2%80%9Ca-mais-doce%E2%80%9D-do-brasil



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA