Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

TUPER GANHA PARCERIA ALICERÇADA NO AÇO

Maior empresa do ramo em Santa Catarina, e uma das maiores do Brasil, ganha sócio que é o maior produtor de aço do mundo


 

Clique para ampliar
Tuper
 

São Bento do Sul – Instalada no Planalto Norte de Santa Catarina a TUPER é uma empresa que sempre esteve à frente em tecnologia e investimentos. Maior empregadora da região também sofre os abalos da crise econômica que atingiu o País e nos últimos tempos vinha passando por momentos difíceis, sendo forçada inclusive a realizar demissões, desfalcando seus quadros de importantes colaboradores formados no próprio núcleo da Empresa. Era o assunto nas principais rodas de empresários e comentários de populares menos informados que como profetas do Apocalipse previam o pior.

Para uma cidade que já viveu seu auge com a indústria moveleira e também sofreu com transformações e adequações a nova realidade, o vislumbre de uma tragédia econômica assustava. Os comentários eram os mais desinformados e criativos possíveis. Em momento algum declaração da Empresa sobre a situação e seu capitão mor empresário Frank Bollmann, um visionário e empreendedor deixou se abater pela situação. Ao contrário. Como sempre foi de enfrentar os problemas de frente e por ter fortes alicerces principalmente na tecnologia e na força da produção, sabia que em algum momento, não um milagre, mas a força do trabalho seria compensada.

Para quem conhece um pouco de economia, sabia que uma empresa do porte da TUPER, com o patrimônio e tecnologia que possuía não teria um trágico fim. As fortunas e os patrimônios até podem mudar de mãos, mas não desaparecem. A TUPER possuía ferramentas que por ser uma empresa de capital fechado, com imagem internacional, mesmo não passando por uma boa situação teria recursos para se fortalecer e recuperar. A própria abertura de capital e o lançamento de ações em Bolsa seriam uma alternativa. Buscou paciente e de forma inteligente, um sócio que já era seu parceiro como fornecedor e que é o maior produtor de aço do mundo. Não pulverizou ações no mercado. Seu controlador continua com 60% do capital votante e sai fortalecido tendo como acionista nada mais nada menos que a ArcelorMittal, cuja história você fica conhecendo logo mais na matéria que segue. São Bento do Sul está festejando a permanência e manutenção da TUPER e fortalecimento de uma parceria que a tornarão com certeza cada dia mais forte. A esperança e a determinação venceram o medo.

 

 O que disse Frank Bollmann

Na terça-feira, 20, as 19:45 nossa reportagem, por telefone conversou com o empresário Frank Bollmann, presidente da Tuper Indústria Metalúrgica que estava no aeroporto de Miami embarcando para o Brasil. Logo após ler a notícia da aprovação pelo Cade da negociação de 40% de novas ações ordinárias (aumento de capital), adquiridas pela ArcelorMittal, Frank se disse feliz com a negociação, pois depois de dois anos de muitas dificuldades agora passa a contar com um  novo sócio, conhecido e que é o maior produtor de aço do mundo. O dobro do segundo colocado. A negociação e muitos detalhes ainda serão definidos num acordo de acionistas e o importante é que a empresa sai fortalecida pois terá acesso a novas tecnologias, retomadas das exportações e a garantia do fornecimento de matéria prima. Frank disse que só lamenta a demissão de muitos colaboradores, equipe que foi formada na família Tuper. Ganha São Bento do Sul, ganha Santa Catarina e o Brasil, declarou.  

 

Clique para ampliar
O importante é que a Empresa sai fortalecida
  

Sobre  a TUPER

  

  

Uma das maiores processadoras de aço do país nasceu da iniciativa coletiva de um grupo de empreendedores disposto a diversificar a economia de São Bento do Sul - região caracterizada por seu polo moveleiro -, investindo em segmento inovador: a metalurgia. Assim, em 1971, surgiu a Sicap, produzindo escapamentos automotivos para o mercado de reposição. Mais tarde, a empresa se consolidaria com a marca Tuper.

Mais de quarenta anos depois, a empresa conta com um amplo portfólio de produtos que possui, além dos escapamentos automotivos, tubos de aço carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução; tubos API; eletrodutos galvanizados; perfis estruturais metálicos; peças e componentes automotivos; sistemas de exaustão para veículos originais; sistemas de coberturas metálicas; lajes nervuradas; escoras metálicas; andaimes; chapas de aço e slitters. A evolução da sua linha de produtos acompanha as tendências do mercado e atende às mais exigentes normas nacionais e internacionais.

A Tuper é uma das maiores processadoras de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço), uma das 500 maiores empresas brasileiras, segundo o anuário Melhores e Maiores, além de constar entre as 100 principais companhias da região Sul pelo levantamento Grandes & Líderes da revista AMANHÃ, estando entre as 20 maiores empresas de Santa Catarina.

Com três unidades industriais e capacidade produtiva de 826 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla soluções automotivas, sistemas construtivos, soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução e tubos para óleo e gás.

Instalada em Santa Catarina, a empresa conta com mais de 20 pontos de distribuição em todo o território nacional. Graças ao alto padrão de qualidade, parque fabril moderno e excelência de seus produtos, a empresa tem participado de grandes projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do país, entre os quais o fornecimento de soluções em aço para nove estádios de futebol preparados para sediar a Copa do Mundo, sete aeroportos, cinco gasodutos e mais de quarenta shoppings centers. Os produtos da Tuper estão presentes também no Parque Aquático, Velódromo e Arena Multiuso do Parque Olímpico no Rio de Janeiro, preparado para as Olimpíadas de 2016.

Atenta às oportunidades e demandas de mercado, a Tuper contribui de forma significativa para impulsionar o setor do aço. As áreas de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento contam com a parceria de centros de pesquisas, universidades nacionais e internacionais, entidades representativas e empresas líderes mundiais em tecnologia. Além disso, a empresa integra o Comitê de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e conta com premiações e o reconhecimento dos principais setores em que atua.

A empresa também sempre buscou contribuir com o desenvolvimento social e com o aumento da qualidade de vida dos catarinenses. O relacionamento da companhia com sua comunidade pode ser observado no apoio e na promoção de atividades que envolvem as áreas de educação, cultura e esporte. Na área ambiental, com gestão certificada pela ISO 14001, a Tuper mantém práticas que garantem a preservação e a valorização do meio ambiente. O conceito de desenvolvimento sustentável é empregado em todas as etapas industriais, evitando o desperdício e reduzindo a geração de resíduos.

A Tuper faz questão de manter programas de aperfeiçoamento ambiental, buscando tecnologias limpas e fomentando iniciativas de preservação, educação e conscientização que envolvam seus funcionários e toda a comunidade. O compromisso com a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa.

 

 

 

QUEM É A NOVA SÓCIA DA TUPER

 

Clique para ampliar
ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo!

 ArcelorMittal Mundo  

ArcelorMittal, constituída em 2006 pela fusão da Mittal Steel e da Arcelor, é a maior empresa siderúrgica do mundo.

Com sede em Luxemburgo e escritórios em Londres, Roterdã, Paris e Madri, a ArcelorMittal tem suas ações negociadas nos mercados de Amsterdam, Bruxelas, Luxemburgo, Nova York e Paris e nas bolsas espanholas de Barcelona, Bilbao, Madri e Valencia.

Liderança mundial com presença em mais de 60 países e referência na siderurgia global em qualidade e sustentabilidade.

ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo! Uma empresa formada por cerca de 230.000 pessoas em mais de 60 países.

Mantém operações industriais em mais de 20 países de quatro continentes. É líder em todos os principais mercados globais de aço, fornecendo produtos para os setores de construção, eletrodomésticos, embalagens e automotivo.

Mais de 1.400 pesquisadores, em laboratórios localizados em diversas regiões do mundo.

ArcelorMittal Brasil 

A ArcelorMittal Brasil é uma das maiores produtoras de aço da América Latina, com mais de 15 mil empregados e capacidade de produção superior a 11 milhões de toneladas por ano.

Com unidades industriais em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo, oferece produtos e soluções em aço nos segmentos longos (laminados e trefilados) e planos (placas e laminados) para aplicação nas indústrias de eletrodomésticos, construção civil, agronegócio, naval, automobilística, entre outras.

A ArcelorMittal Brasil faz parte do grupo ArcelorMittal e atua nas Américas Central e do Sul em sinergia com mais de 30 unidades de negócio, localizadas na Argentina, Costa Rica, Trinidad & Tobago e Venezuela, todas elas certificadas pelas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS, referentes à qualidade, e meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, respectivamente.

A Empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como:

  • mineração;
  • geração de energia para uso próprio;
  • produção de biorredutor renovável (carvão vegetal);
  • serviços;
  • tecnologia da informação;
  • responsabilidade social.

 

ArcelorMittal no Brasil em números

  • 29 unidades de produção e beneficiamento de aço.
  • Capacidade de produção anual de 11 milhões de toneladas de aço bruto.
  • Capacidade de produção anual de 7.1 milhões de toneladas de minério de ferro.
  • Presença nos segmentos de aços planos e longos ao carbono, mineração, distribuição e produção de carvão vegetal.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA