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Com apenas R$ 50 milhões previstos, duplicação da BR-280 deve ter ritmo lento em 2017

Segunda, 05 de setembro de 2016

Valor equivale a dois meses do que seria necessário para manter ritmo ideal de obras, segundo DNIT

A troca de governo não mudou a escassez orçamentária da duplicação daBR-280. Na proposta para 2017 enviada na semana passada à Câmara dos Deputados, a União previu R$ 50 milhões para a obra. O montante é superior ao previsto para 2016 – os R$ 31,6 milhões iniciais acabaram virando R$ 2 milhões com os cortes e os trabalhos só não pararam porque estão sendo usados recursos do ano passado - mas insuficientes para impor um ritmo razóvel para as obras. Em cálculos internos do DNIT, o ideal seria o repasse mensal de R$ 25 milhões durante três anos (a quantia inclui o gasto com desapropriações, mas não leva em conta o lote 1, entre Araquari e São Francisco do Sul, e ainda não iniciado). Neste momento, a prioridade do DNIT é tentar uma suplementação ainda em setembro para evitar a paralisação nos dois lotes entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. 

 

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Obra em túnel que liga Jaraguá a Schroeder está entre as que sofrem com falta de recursos Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
 

No orçamento de 2013, o governo federal chegou a reservar R$ 180 milhões para uma duplicação que só iniciaria no final do ano seguinte. Até agora, o Ministério dos Transportes investiu em torno de R$ 100 milhões na obra. A última previsão de conclusão apontava para o ano de 2021. Para a duplicação da BR-470, estão previstos R$ 90 milhões.

A privatização
O orçamento de 2017 é o primeiro elaborado pela equipe de Temer e também o primeiro elaborado já com a perspectiva de privatização da BR-280 em toda a sua extensão e não somente no trecho de 75 km em duplicação. No entanto, os estudos preliminares sobre a concessão serão entregues somente no final de 2016, caso não ocorra novo adiamento. Assim, com muito otimismo, o leilão da 280 só poderá ser realizado no segundo semestre.

 

Sem contornos
Uma das surpresas da proposta de Orçamento da União para 2017 é a ausência de previsão de repasses para os contornos ferroviários de Joinville e de São Francisco do Sul. No orçamento em vigor, só tinha R$ 1 milhão para cada um, mas a rubrica existia. Agora, nem isso. As obras pararam em 2011 e agora em 2016 o DNIT abriu concorrências para contratar empresas para revisar os projetos dos contornos.

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