Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dados de prefeituras num jeito fácil de entender


Dados de prefeituras num jeito fácil de entender /

 

Transparência para os portais de transparência das prefeituras e outras publicações sobre números públicos. É isso que faz o Contabilizando para o cidadão, um portal lançado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) que mostra, de forma simples e clara, como e quanto entra de dinheiro no caixa das prefeituras e como e onde esses recursos são gastos. Numa primeira etapa, o CRC escolheu 16 cidades do Estado, entre as de grande e médio porte (veja o quadro), e disponibilizou os números de 2015, mas o plano é expor os dados de todos os 295 municípios catarinenses, explica o presidente do conselho, o contador Marcello Alexandre Seemann. Nesta fase de campanha eleitoral, as pessoas podem consultar os números para dar sugestões e questionar candidatos. 

Entre os dados já divulgados que chamam atenção está o de que Florianópolis foi o único grande município a fechar com prejuízo no balanço do ano passado, um resultado negativo de R$ 78,694 milhões. Rio do Sul, com 38,7%; Chapecó, com 37,7%; Criciúma, 35,8% e Joinville, 34,8%, foram os que mais destinam dinheiro para a saúde por atenderem não só o município, mas a região das quais são polos. 

A educação, por exemplo, que faz a diferença para a vida das pessoas e o desenvolvimento econômico e social, tem percentuais elevados na maioria dos municípios. Os que mais destinaram recursos para essa área no ano passado foram São José, que liderou com 32,3%; seguido de Tubarão com 29,3%; Palhoça, 28,9%; e São Bento do Sul, com 28%.Também aparecem bem nesse item Joinville com 25,8%; Criciúma e Rio do Sul com 25,3% e Lages, com 25,2%. A despesa com pessoal, por exemplo, estava levando ano passado 56,86% da receita de Florianópolis, acima do limite legal que é 54%.

– Foi nossa equipe que idealizou o Contabilizando para o Cidadão. Deu muito trabalho, mas conseguimos simplificar. A aceitação é grande, tanto que o Conselho Federal de Contabilidade está sugerindo esse modelo para ser feito em todos os Estados brasileiros. São Paulo já está fazendo – informa Marcelo Seemann.

Um dos criadores desse modelo simplificado foi o contador Adriano de Souza Pereira, conselheiro do CRC. Para ver facilmente os dados, basta acessar o www.crcsc.org.br/contabilizandocidadao, clicar no Infográficos e na coluna maior da arte do centro da página. Entre os objetivos da iniciativa estão desenvolver a capacidade de análise crítica sobre gestão e finanças públicas, e entender o funcionamento dessas finanças. Os dados do portal vêm dos portais de transparência, Tesouro Nacional e outras fontes oficiais.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/08/dados-de-prefeituras-num-jeito-facil-de-entender-7336928.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA