Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ranking 2016: saiba quais são as melhores empresas para trabalhar em SC


Em sua 20ª edição, a pesquisa do Great Place toWork em parceria com a revista Época, publicação da Editora Globo, revelou as 150 “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”, em 2016. Nas categorias “Grande Porte” (80 empresas com 1.000 ou mais funcionários); “Médio Porte – Nacionais” (35 empresas, de 100 a 999 funcionários); e  “Médio Porte – Multinacionais” (35 empresas, de 100 a 999 funcionários). Em Santa Catarina, foram eleitas sete empresas.

Cinco delas, na categoria “Grande Porte”, com mais de mil colaboradores: Viacredi (Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí), de Blumenau; a Intelbras S.A., Clamed, o Sistema FIESC, em Florianópolis, e a Whirlpool, em Joinville. Outras duas empresas catarinenses estão na categoria “Médio Porte – Nacionais”. São elas: Resultados Digitais, de Florianópolis, e a AGPR5, sediada em Criciúma.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, diretoria executiva e colaboradores das demais entidades que compõem a Federação (SESI, SENAI e IEL), acompanharam o anúncio. “Um bom ambiente de trabalho é importante porque estimula a criatividade e o bom desempenho dos trabalhadores”, afirma o presidente da Federação, Glauco José Côrte. “Este reconhecimento nacional nos dá ainda mais força para seguir com nossa meta de cuidar dos nossos profissionais para que sejam protagonistas da nossa estratégia organizacional”, disse a gerente de gestão de pessoas, Márcia Haveroth Trierweiler.

As entidades da FIESC já possuem um histórico de participação no ranking nacional do GPTW, sempre conquistando posição entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Além da pesquisa GPTW, a FIESC realiza avaliação interna a cada dois anos, o que possibilita uma comparação entre os resultados externos e internos.

Melhores empresas para trabalhar no Brasil

 

No país, as líderes das respectivas categorias são as empresas Elektro, Sama e Google.

 

A pesquisa – que avaliou o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas – destacou, também, sub-rankings: “As melhores em serviços”; “As melhores no segmento industrial”; “As melhores em oportunidades”; “As melhores em escolaridade”; “As que mais contrataram”; “As melhores em qualidade de vida”; “As que mais receberam currículos”; “As que mais promoveram funcionários”; “As melhores para mulheres”; “As melhores para jovens profissionais”; “As empresas que treinam melhor”; e “As mais experientes”.

 

A maior pesquisa global de avaliação do índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e análise das melhores práticas de gestão de pessoas apontou, na edição 2016, as “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”. Conduzida pelo Great Place to Work em parceria com a revista Época, a pesquisaMelhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil premiou 150 organizações corporativas nas categorias “Grande Porte” (80 empresas com 1.000 ou mais funcionários); “Médio Porte – Nacionais” (35 empresas, de 100 a 999 funcionários); e “Médio Porte – Multinacionais” (35 empresas, de 100 a 999 funcionários). As empresas Elektro, Sama e Google lideram, respectivamente, essas categorias.

Na categoria Grande Porte” estão no ranking:

Elektro – 1ª colocada

Caterpillar – 2ª colocada

Kimberly-Clark  – 3ª colocada

Laboratório Sabin  – 4ª colocada

Gazin  – 5ª colocada

Magazine Luiza – 6ª colocada

Dell Computadores – 7ª colocada

Tokio Marine Seguradora –  8ª colocada

Accor Hotels – 9ª colocada

Losango – 10ª colocada

Mars Brasil – 11ª colocada

Cemar – 12ª colocada

Unidas – 13ª colocada

Embraer – 14ª colocada

John Deere –  15ª colocada)

AstraZeneca –  16ª colocada

Monsanto do Brasil – 17ª colocada

Itaú-Unibanco  – 18ª colocada

Novartis – 19ª colocada

McDonald´s – 20ª colocada

Grupo Rio Quente – 21ª colocada

Ancar Ivanhoe – 22ª colocada

Pinheiro Supermercado – 23ª colocada

Roche Farmacêutica – 24ª colocada

Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí – 25ª colocada

Entre as premiadas da categoria “Grande Porte”, dispostas em ordem alfabética, estão também:  3Corações, 3M do Brasil, ADM do Brasil, Ale Combustíveis, Algar Tech, Algar Telecom, Ambev, Anglo American, Apetit Serviços de Alimentação, Bradesco, Banco Mercantil do Brasil, Banco Santander, Beach Park, Brasil Kirin, Brasilata, Celpa, Centro Universitário UNA, CI&T, Clamed, Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Copagaz, Cultura Inglesa Rio de Janeiro, DSM Produtos Nutricionais, Electrolux, Embracon, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Eurofarma, Goodyear do Brasil, Grupo Icatu de Seguros, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Grupo Volvo América Latina, INEC – Instituto Nordeste Cidadania, Intelbras, ISA CTEEP, Laticínios Tirolez, Leroy Merlyn, Lojas MM, Lojas Riachuelo, Mercadinhos São Luiz, Oracle Brasil, Prezunic, Santander Financiamentos, SAP Brasil, SESC RS, Sistema FIESC, Takeda Farmacêutica, Teleperformance, Todimo Home Center, UniBH – Centro Universitário de Belo Horizonte, Unimed Campinas, Usina Coruripe, Vega S/A Transporte Urbano, Via Urbana, Whirlpool e Zema.

 

Na categoria “Médio Porte – Nacionais”:

Sama – 1ª colocada

Consórcio Luiza – 2ª colocada

Radix – 3ª colocada

Sicoob Metropolitano – 4ª colocada

Dextra –  5ª colocada

Pormade Portas – 6ª colocada

Laboratório Leme – 7ª colocada

Meireles e Freitas Serviços de Cobrança – 8ª colocada

Amêndoas do Brasil – 9ª colocada

Zanzini Móveis – 10ª colocada

FS Security de Tecnologia Ltda – 11ª colocada

Visagio – 12ª colocada

B&Q Energia – 13ª colocada

Ceneged – 14ª colocada

Acesso – 15ª colocada

Entre as premiadas em ordem alfabética: Agripel Farma, AGPR5 – Abirush Automação e Sistemas, Allink, Brasal Combustíveis, Conquest One, Cultura Inglesa BH, DAG – J. Sleiman, Ecad, Fundimisa Fundição e Usinagem, Matera Systems, McDonald´s (franquia Pernambuco), Moinho Globo, Neovia Engenharia, Nubank, Resultados Digitais, Scapol Distribuidora, Sicoob Norte PR, Special Dog, Unimed Ceará e Unimonte.

 

Na categoria “Médio Porte – Multinacionais”

Google – 1ª colocada

JW Marriott Rio de Janeiro – 2ª colocada

SC Johnson – 3ª colocada

Microsoft – 4ª colocada

SAP Labs Latin America – 5ª colocada

VMware Brasil – 6ª colocada

Perkins Motores – 7ª colocada

Renaissance São Paulo Hotel – 8ª colocada

Duke Energy – 9ª colocada

Ace Schmersal – 10ª colocada

EMC – 11ª colocada

Zambon – 12ª colocada

Symantec Brasil – 13ª colocada

Astellas – 14ª colocada

Bristol-Myers Squibb – 15ª colocada

Entre as premiadas em ordem alfabética estão: Bemobi, Cisco do Brasil, Cosern, Enel Green Power, Ford Credit Serviços de Assessoria e Consultoria, Gartner, JBT, Kordsa Global, Moviel, Novo Nordisk, Nutrilite, P&G (São Paulo e Recife), PromonLogicalis, Prudential do Brasil, Quintiles, Reachlocal, ThoughtWorks Brasil, Ticket Serviços S/A, UPL e Volkswagen Serviços Financeiros.

 

Confiança

 

A análise da confiança dos funcionários, de acordo com as Dimensões, mostrou que: a Credibilidade dos líderes atingiu 90%; Respeito dos líderes em relação aos funcionários foi de 89%; Imparcialidade dos líderes foi 88%; Orgulho de exercer a profissão e trabalhar na empresa foi de 93%; e Camaradagem entre os colegas de trabalho/sentimento de equipe foi de 92%. Em todas as dimensões houve avanços em relação à primeira edição da pesquisa no Brasil, realizada em 1997. Na época, os resultados eram 80% Credibilidade, 77% Respeito, 69% Imparcialidade, 86% Orgulho e 80% Camaradagem.

O CEO do Great Place to Work Brasil Ruy Shiozawa diz que a pesquisa reflete como as melhores empresas conduziram os negócios em um ano extremamente difícil; um ano destinado a solucionar os problemas decorrentes da crise política e econômica.

O executivo salienta que a visão de investir em gestão de pessoas para construir um ambiente corporativo de excelência tem se firmado como um diferencial competitivo. “É sobretudo em momentos de crise que transparece o comprometimento dos profissionais com a empresa. E quanto maior for a reciprocidade dessa relação empresa-funcionário, tanto maior será a capacidade da organização de superar as dificuldades. A premissa de que o investimento em pessoas representa ganhos em competitividade e produtividade, defendida há vários anos pelo GPTW, transparece na edição 2016 do estudo”, afirma Shiozawa.

Em 2016, a 20ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil” bateu um novo recorde de inscrições, registrando 1.563 empresas avaliadas, representando quase dois milhões de funcionários; em 2015 foram 1.500 empresas inscritas. Nos 53 países onde a pesquisa é conduzida, mais de 7 mil empresas participaram do processo de avaliação que envolveu 12 milhões de funcionários na América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia.

Entre as 150 premiadas neste ano, 85 são do setor de serviços; 45 da indústria; 19 do comércio; e uma do terceiro setor.  As premiadas possuem, em média, 38 anos de atuação; 30 têm capital aberto; 89 são nacionais; 16% passaram por um processo de aquisição ou fusão nos últimos 12 meses; e 15% realizaram demissões em massa (5% ou mais do total de funcionários) nos últimos cinco anos. Na distribuição geográfica, 77 empresas são de São Paulo; 14 do Ceará; 13 do Rio de Janeiro; 11 do Paraná; 9 de Minas Gerais; seis de Santa Catarina; cinco do Rio Grande do Sul; três da Bahia; três do Rio Grande do Norte; duas do Distrito Federal; duas de Goiás; duas de Pernambuco; uma do Maranhão; uma do Mato Grosso; e uma Pará.

 economiasc



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA