Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mais de 200 militares recebem treinamento do Batalhão de Ajuda Humanitária


A partir desta quinta-feira, 14, em Jaraguá do Sul, mais 200 policiais militares, entre oficiais e praças, serão capacitados para atendimento em caso de desastres naturais. A atividade integra a doutrina de Sistema de Comando de Operações (SCO), tema que fará parte de uma das oficinas do Treinamento do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAH).

O exercício será realizado na região do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) , em Jaraguá do Sul, e seus arredores. A primeira oficina terá início às 8h, na Anvali (Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova), com a palestra do coronel Araújo Gomes sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO). Estarão envolvidos no treinamento a Polícia Militar Ambiental, o Grupamento Aéreo, Cavalaria, Batalhão de Choque, Corpo de Bombeiros Militar, Jeep Club, Defesa Civil, Grupo de Rádioamador, além do efetivo do 14ºBPM.

Desastres naturais

Os desastres naturais constituem um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, independentemente de residirem ou não em áreas de risco. Eles podem ser provocados por diversos fenômenos, tais como, inundações, escorregamentos, erosão, terremotos, tornados, furacões, tempestades e estiagem. Além da intensidade dos fenômenos naturais, o acelerado processo de urbanização verificado nas últimas décadas, levou ao crescimento das cidades, muitas vezes em áreas impróprias à ocupação, aumentando as situações de perigo e de risco a desastres naturais.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) é constantemente acionada para atuar em eventos adversos, variando de pessoas perdidas ou acidentadas na mata até desastres naturais. É comum nesses eventos adversos, a corporação compor com outras agências ou instituições para agir nas missões necessárias. Diante desse contexto, a devida preparação do efetivo e material para operar a cada situação, são essenciais para o sucesso das missões de socorro a população. O Batalhão de Ajuda Humanitária, unidade da PMSC responsável por esses treinamentos, conta com diversos equipamentos específicos e 270 policiais treinados para emprego nesses eventos. 

As ações que serão desempenhadas quinta, sexta e sábado serão:

- Treinamento de efetivo da PMSC em Sistema de Comando em Operações (SCO), visando adquirir competências para ações de ordem pública em eventos adversos de origem natural ou antrópica, usando como cenário, áreas atingidas por cheias e deslizamentos;

- Treinar efetivo da PMSC nas técnicas de Sistema de Comando em Operações (SCO) em desastres naturais com participação de agências civis;

- Treinar apoio em operações de resgate em área de inundação;

- Treinar operações de resgate em área de deslizamentos e instabilidade geológica;

- Treinar montagem posto de comando e de acampamento base para um Sistema de Comando em Operações;

- Desenvolver doutrina de emprego do BPMAH. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA