Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cléverson Israel Minikovsky

cleversonminikovskyyahoo.com.br

Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)

Advogado

Filósofo

Jornalista (DRT 3792/SC)


Veja mais colunas de Cléverson Israel Minikovsky

A primeira e a segunda casa

Quarta, 04 de maio de 2016

Em Ageu está escrito: “A glória da segunda casa será maior do que a primeira”. O que significa isto? É que o povo voltava dos 70 anos de cativeiro na Babilônia. Então o povo começou a reconstruir sua vida social, econômica e comunitária. Começaram a reconstruir o templo, mas resolveram, em dado momento, a se concentrar em outras coisas. Então o profeta recorda que antes de reconstruir qualquer dimensão da vida humana, em primeiro lugar tem de se reconstruir a vida espiritual, o que do ponto de vista concreto significa erigir o templo. O profeta relembra que o que levou ao cativeiro foi o descuido da vida espiritual e a idolatria. E que o mesmo canal que levou ao fundo do poço na mão inversa levará até a superfície. Quando os judeus começam então a construir o templo então Zorobabel e outros gentios começam a caçoar. Porque, segundo eles, o segundo templo não teria a glória do primeiro. É aí então que Ageu fala que a glória da segunda casa será maior do que a primeira. O que significa para nós hoje a glória da segunda casa? Significa o seguinte: 1) antes tínhamos a lei, agora temos a graça; 2) antes tínhamos os profetas, agora temos os apóstolos; 3) antes o povo peregrinava no deserto, agora é o Cristo que peregrina entre nós; 4) antes tínhamos o sangue de bezerros, agora temos o sangue de Cristo; 5) antes tínhamos a passagem pelo Mar Vermelho, agora temos o Cristo ressurreto; 6) antes esperávamos o Messias, agora esperamos o seu retorno; 7) antes a serpente na haste era sustentada, agora temos o Cristo no madeiro; 8) antes tínhamos o tabernáculo, agora temos o cenáculo, ou seja, o Espírito Santo; 9) antes tínhamos a porta aspergida com sangue, agora temos a ceia em que o manjar é o corpo e sangue de Cristo; 10) antes os que peregrinavam no deserto morreram, agora temos a vida eterna em Cristo Jesus. Deveras, a glória da segunda casa é maior do que a glória da primeira.



Comente





Bárbara Rocha


Parabéns pelo texto. É muito importante que a área espiritual seja a primeira a ser buscada e estruturada, é ela que é a base para as demais outras áreas de nossas vidas!

Responder      20/06/2017

Edvaldo Silva Mulato


Muito bom e meus parabéns pelo profundo comentário!!! Se puderes manda conteúdos do tipo para meu email. Pois sou filosofo e estou terminando um curso de teologia.

Responder      17/01/2017

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA