Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cléverson Israel Minikovsky

cleversonminikovskyyahoo.com.br

Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)

Advogado

Filósofo

Jornalista (DRT 3792/SC)


Veja mais colunas de Cléverson Israel Minikovsky

A ateologia

Quinta, 03 de março de 2016

Frequentando-se as igrejas evangélicas se percebe um clima de ateologia. É como se toda a teologia fosse do capeta. Como se a teologia fosse algo totalmente humano, sem Deus. A teologia até é humana, mas ela visa a meta de ser a melhor interpretação da Palavra de Deus. Penso que deveríamos cultivar o hábito do estudo da teologia entre todos os cristãos, sendo eles católicos ou evangélicos. Então vamos, lá quero partilhar com o amável leitor duas perspectivas teológicas com as quais simpatizo muito.

 

Teologia da Missão Integral

Não pode ser dito, senão toscamente, que é a versão evangélica da Teologia da Libertação, teorizada no seio do catolicismo. A Teologia da Missão Integral simplesmente afirma duas coisas: 1) que o ser humano não pode ser pensado apenas do ponto de vista espiritual, que ele é uma totalidade que abarca inclusive sua condição existencial de algo concreto e material; 2) que o cristão precisa ser cristão em todos os ambientes e não só nos círculos onde a meta é se difundir o cristianismo. Isto faz muito sentido quando se recorda que o cristão tem de ser o sal da terra e a luz do mundo. E também pensamos que o homem não consegue adorar genuinamente a Deus se não consegue em primeiro lugar dar conta das suas necessidades mais basilares, bem como as necessidades de sua família.

 

Teologia Pública

Também a Teologia Pública defende que devamos ser cristãos em todos os ambientes. Até porque o próprio Jesus Cristo pregava em lugares públicos. Então vamos pontuar três ideias: 1) viver o cristianismo em todos os ambientes, inclusive nos mais públicos; 2) fazer com que a teologia enquanto ciência cristã seja ensinada na universidade ao lado de outros ramos do conhecimento e respectivas disciplinas, e 3) fazer com que o teólogo seja um pensador das questões do nosso tempo. O teólogo precisa ser um intelectual a servir de respostas para as questões sociais e contemporâneas. Em linhas gerais, ambas as vertentes ensinam que o cristianismo e as teologias que dele decorrem não podem ser trabalhadas no gueto, só no privado e no particular.

Paz e bem!



Comente





MARIANO SOLTYS


VEJO COM TOM POSITIVO ESSA TEOLOGIA. EM MUITO LEMBRA MESMO A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, MAS SEM AQUELA VESTE MARXISTA QUE EXISTIA NA OUTRA. ASSIM SUPERA AQUELA DUALIDADE MUNTO E ALÉM MUNDO, BEM COMO SUPERA UMA GNOSE PESSIMISTA, ANTES DEFENDIDA EM OUTROS TEMPOS, MAS QUE NÃO GARANTIA O REINO, QUE MESMO CRISTO DISSE QUE ESTAVA DENTRO DE NÓS.ENTÃO PODEMOS SER INTEGRAIS EM CRISTO, E REINTEGRADOS A UMA NATUREZA DIVINA.VALE RESSALTAR ESSA BUSCA SOCIAL, MAS SEM AQUELA IDEOLOGIA ATEIA DO PASSADO.

Responder      02/07/2016

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA