Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

José Kormann, Dr. (Histórias da História)


Dr. José Kormann (Histórias da História)

Historiador


Veja mais colunas de José Kormann, Dr. (Histórias da História)

Miscelânea - 13

Quarta, 16 de dezembro de 2015

É, aí pode vir de tudo

Pode vir: história = fato sem maior valor; História = ciência; estória = invencionices; lenda = realidade com imaginação; Ciência = tudo provado; Política = teoria e prática administrativa.

 

 Milagre de Padre Fidelis Tomelim?!

Foi um fato visto por pessoas de todos os tipos e crenças. Em 1972 Aldemir Vaz e José Alceu de Lima foram pescar de canoa no Rio Negro cheio e de águas sujas. José Alceu de Lima morreu afogado e Aldemir Vaz quase, só por tentar salvar seu amigo e cunhado. Bombeiros e outros nadadores e mergulhadores procuraram o corpo por quase dois dias. Osmail Joaquim Nunes, que praticamente nada tinha de religioso, buscou o Padre Fidelis. Muitos riam e diziam: Se os bombeiros não acham o morto como o Padre de batina o vai encontrar. Mas o Padre, em lá chegando, rezou, benzeu o rio, jogou água benta e indicou o lugar. Lá, na primeira tentativa, Carlito Olsen o tirou. A margem do Rio, em Rio Negrinho, estava cheia de gente que tudo viu.

 

O que vocês querem? Tem cama e comida!

Era assim que um pai gritava para seus filhos quando com eles havia qualquer problema. Era a única coisa que ele sabia dizer e dar a seus filhos, enquanto sua esposa, a mãe dos filhos, só pensava em seus compromissos sociais, onde ela procurava competir com outras mulheres. Dos filhos, um morreu com um tiro na cabeça; outros de vícios. Uma filha pediu que ninguém de seus familiares fosse a seu enterro. Esse pai esqueceu que um porco no chiqueiro também tem cama e comida. Só que para ele isso basta, mas que para o ser humano é necessário alimentar quatro estômagos: o físico, o social, o racional e o espiritual. Se isso não acontecer, há grave deficiência educacional. Mas esse pai era muito pobre; ele só tinha dinheiro.

 

Salário inicial para professores de R$ 9.000,00

Edson Dirksen, profundo conhecedor dos números educacionais de Santa Catarina, apresentou aos órgãos e pessoas competentes a sugestão, comprovada numericamente, que, sem gastar mais dinheiro com a educação, seria possível pagar aos docentes catarinenses um salario inicial de R$ 9.000,00 sem onerar a mais os cofres públicos e que somente para o Município de Itajaí ainda falta construir escolas públicas estaduais, mas ainda em diversos municípios, desnecessariamente, estão construindo escolas e que pagar esse salário inicial não o acharam conveniente. Concordo que os professores deveriam receber um salário bem melhor, mas que somente o melhor salário, unicamente, não seria a solução definitiva e única da educação.

 

O benefício das virtudes

Há tantas coisas que hoje são esquecidas como, por exemplo, as virtudes que todas as pessoas deveriam cultuar. Mas o que são elas? Virtude é o contrário do vício. Vício, se realmente vício, é mau costume que se tornou uma segunda natureza e como tal exige que seja atendido em seus apetites desordenados. Virtude é, assim, um bom costume que se tornou uma segunda natureza e exige, de nós, que façamos o bem, somente o bem. A virtude, como também o vício, entra na lei do “semelhante atrai o semelhante”. Ambos crescem e fazem crescer pela lei da gravidade. Vi, esses dias, num encontro de amigos, que alguém se negou a tomar bebida alcoólica e imediatamente vários não o fizeram. A virtude arrasta às virtudes; até o heroísmo.

 

Rio Negrinho, cuidado Rio Negrinho

Deus perdoa sempre; o ser humano, às vezes; a natureza, nunca. O Governador Amin certa vez disse: “Nós agredimos os rios”. Para quem conhece a História de Rio Negrinho sabe que já está praticamente incalculável o quanto este Rio e seus afluentes foram agredidos. Especialmente o Rio Negrinho tinha ao longo de suas margens enormes depósitos de águas excedentes, alhures até mesmo verdadeiros lagos por onde se deslizava de canoas e neles houve até casos de mortes por afogamentos. E não era um lago só, senão vários. Alguns até em lugares, hoje, inimagináveis. Tudo lhe foi tomado. Aonde esses rios, e não são poucos, vão pôr as suas águas? Nalgum lugar deverá ser. Talvez onde nunca pensávamos e ainda nem se pensa.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA