Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Motoristas e cobradores fazem paralisação de ônibus em Blumenau

Segunda, 09 de novembro de 2015

 

Funcionários da empresa Glória param atividades nesta segunda-feira.
Sindicato afirma que pagamento dos trabalhadores não foi efetuado.

 

Do G1 SC

Ônibus da Glória não circulam desde a madrugada desta segunda-feira (9) (Foto: Jaime Batista/Divulgação)
Ônibus da Glória não circulam desde a madrugada desta segunda-feira (9) (Foto: Jaime Batista/Divulgação)

Os ônibus da empresa Nossa Senhora da Glória não circulam em Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta segunda-feira (9). A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) no domingo (8).

 
 
 
 
 

Cerca de 200 trabalhadores estavam concentrados em frente à empresa no bairro Itoupava Norte no início da manhã.

Uma assembleia está marcada para as 15h, a fim de definir as ações do movimento para esta terça-feira (10).

A empresa é responsável por 66% da frota de transporte público de Blumenau. De acordo com o sindicato, o pagamento dos trabalhadores não foi efetuado até a data prevista no ACT 2014/15, que era 7 de novembro, até as 14h. Segundo o sindicato cerca de 110 mil pessoas usam o transporte coletivo em Blumenau.

Este é o quarto mês que motoristas e cobradores fazem este tipo de manifestação por causa dos salários atrasados. O mesmo movimento ocorreu em julhoagosto e setembro.

A empresa Nossa Senhora da Glória foi procurada pela reportagem do G1, mas até o fechamento desta matéria não deu uma posição sobre o caso.

Prefeitura de Blumenau fez intervenção no Consórcio Siga no domingo (8) (Foto: Jaime Batista/Divulgação)
Prefeitura fez intervenção no Consórcio Siga no
domingo (8) (Foto: Jaime Batista/Divulgação)

Intervenção da Prefeitura
A Prefeitura de Blumenau, por meio de decreto, fez uma intervenção no Consórcio Siga, responsável pela operação do transporte coletivo na cidade, e na empresa Nossa Senhora da Glória.

O decreto, publicado neste domingo (8), significa que a administração municipal passa a fazer a gestão do consórcio e da empresa. Segundo a Secretaria de Comunicação Social de Blumenau, o objetivo é verificar a atualsituação das duas instituições e buscar falhas ou irregularidades.

Representantes do sindicato da categoria dão auxílio ao interventor nomeado pela prefeitura para fazer a gestão da empresa por 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura. O consórcio também recebeu um interventor normeado pela prefeitura.

"Decidimos aguardar o levantamento iniciado pela prefeitura nas contas da empresa e do consórcio para definir as estratégias do movimento. Este trabalho do interventor deve indicar quanto a empresa e o consórcio têm em conta ou quanto falta para pagar nossos salários. Os funcionários das outras duas empresas têm recebido regularmente e a Glória, a maior delas, com 850 funcionários, tem tido atraso de salários" diz o presidente do Sindetranscol Ari Gernet.

A expectativa da administração municipal é normatizar a gestão. A ideia é evitar que a situação se agrave e a saída seja a extinção do contrato com o consórcio, pois uma nova contratação demandaria tempo e o serviço poderia ser prejudicado nesse período.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA