Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Simplifique e mude

Terça, 06 de outubro de 2015

Simplifique e mude

Olá amigos leitores

Na última coluna conversamos sobre o crescimento do sobrepeso e obesidade no mundo, e sobre algumas reflexões que devem ser feitas para quem quer perder peso. Dando continuidade ao assunto, abordaremos aspectos práticos da dieta, necessários para que se tenha sucesso no emagrecimento.

Como já colocado anteriormente, as “dietas da moda” ou “dietas-relâmpago” tem péssimos resultados  a longo prazo, com baixa adesão, ganho de peso, sensação de fracasso e retomada de hábitos anteriores pouco saudáveis.

Isto posto, ficam aqui algumas dicas em relação a deita e alimentação saudável:

Não busque emagrecimento a jato. Vamos refletir: o que é mais fácil, engordar ou emagrecer? Essa é fácil, (infelizmente) é mais fácil engordar. Ok, e a quanto tempo você vem engordando? Se você já vem engordando há um bom tempo, e engordar é mais fácil, porque você acha que vai emagrecer (que é mais difícil) em menos tempo do que engordou? Reflita sobre isso.

Para que esse processo seja menos traumatizante, faça uma correção gradual da sua atitude sobre os alimentos. Não estou pedindo aqui para você encontrar desculpas para o exagero, e sim que você tenha controle na quantidade de alimentos que ingere (principalmente doces, álcool e massas).

Controle sua ansiedade, realizando alguma atividade ou hobby que desviem sua atenção da comida.

Faça um cronograma com os horários de suas refeições. Essa disciplina é muito importante. Nosso corpo funciona como um “relógio”, e necessita dos nutrientes adequados, em horário adequado, para funcionar adequadamente. Por exemplo, a lipólise (“queima de gordura”) necessita de carboidratos para acontecer. Portanto, um dieta pobre ou restritiva em carboidratos fará com que o corpo não utilize a gordura, e comece a “gastar” o músculo como fonte de energia. Ou seja, você gasta o músculo e mantém a gordura. São pequenos detalhes que fazem toda diferença no processo de emagrecimento. Por isso, procure um profissional gabaritado para lhe auxiliar, e siga as instruções dadas por ele.

Beba bastante água, e faça disso um hábito. Pelo menos 2 litros ao dia de líquido é uma quantidade interessante para ser ingerida.

As verduras e os legumes precisam estar todos os dias em suas refeições. Todo tipo de alimento é importante, como já mencionado anteriormente. Porém, as pessoas associam  dieta à restrição de alimento, quando na verdade a dieta é a ingestão correta de QUALQUER tipo de alimento. Nossa rotina deve ser o mais regrada possível, para que tenhamos saúde, e para podermos nos dar a oportunidade (esporádica) de alguns prazeres gastronômicos.

Tenha em mente que isso não é um regime. Estar em uma dieta saudável trata-se de optar por uma melhor qualidade de vida.

Seja autoconfiante e otimista, pois são as mudanças internas que tornam seu caminho rumo a qualidade de vida muito mais fácil e prazeroso.

Algo muito importante que devemos ter em nossa vida é bom senso. E não é diferente no caso da dieta. Você, amigo leitor, não precisa se privar dos prazeres da vida, de momentos felizes por estar em dieta. Precisa sim, é saber aproveitar cada momento sem extrapolar na comida e/ou bebida. Equilíbrio é a palavra chave para o sucesso.

Você não pode esquecer também que seu resultado vai depender do seu esforço. Além disso, se você tem tendência a engordar, precisa entender que não pode abusar muito, ou os quilinhos indesejados irão retornar até você. O Dr Alfredo Halpern, endocrinologista e uma das maiores autoridades em obesidade no Brasil, é bem enfático nesse ponto: “ as pessoas nascem com um corpo determinado pela genética. Se você tem tendência a engordar, não relaxe nunca”.

Mais difícil que perder, é manter o peso adequado. E entenda, caro leitor, que para que isso aconteça é preciso que você faça escolhas todos os dias. Você não ganha todo o peso perdido de uma só vez, isso ocorre por inúmeros e sucessivos erros alimentares e de hábitos inadequados (sedentarismo) durante algum tempo. Então, cada dia é motivo para alegrar-se e manter sua rotina o mais saudável possível.

“O problema não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que você come entre o Ano Novo e o Natal.”

Não esqueça também, que com a idade, perdemos músculos e ganhamos gordura. Após os 45 anos de idade, a pessoa perde, em média, 10% de sua massa muscular a cada 10 anos. Obviamente, fatores como estilo de vida e hábitos à mesa tem relação direta com essas alterações, por isso a prática de regular de exercícios (adequados para você) devem ser adotadas imediatamente.

“Felicidade é preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado.” – John Ruskin

Não complique a situação. Mas entenda que a mudança só aparecerá na sua vida se você mudar. M



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA