Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Proteger sempre!

Segunda, 21 de setembro de 2015

 

Hoje nosso assunto diz respeito a um cuidado que todos sabem que precisam ter, mas poucos realmente fazem bem (quando o fazem!) na prática. O uso de protetor solar.

Ter uma pele bronzeada no verão pode ser muito bonito, porém é necessário que todos os cuidados sejam tomados para que os malefícios da exposição ao sol, em especial o câncer de pele, não apareçam devido ao descuido com a proteção solar.

Estatísticas da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele revelam que 70% dos brasileiros não usa nenhum tipo de protetor solar. Isto vem de encontro ao crescente e assustador número de novos casos de câncer de pele no país (134.170 novos casos em 2012, segundo dados do INCA).

Alguns cuidados devem ser tomados quando você utiliza o protetor solar:

UTILIZE UM PROTETOR ADEQUADO. Existem filtros solares específicos para cada tipo de pele. Hipoalergênicos, não comedogênicos (que não ocasionam os famosos “cravos”), específicos para pele oleosa (“oil free”), livres de PABA (substância com alto poder de causar alergias). Existem uma série de características que devem ser levadas em consideração na hora de adquirir um protetor. Por isso, sempre é importante você consultar com um médico para que o profissional lhe indique (ou mande manipular) o melhor produto. (há marcas, algumas conhecidas, que foram recentemente reprovadas em testes de qualidade).

FPS. Essa sigla, que significa “Fator de proteção Solar”, é uma medida indicativa da proteção do produto. Nossa pele demora um certo tempo  para começar a se queimar (em média cerca de 4 minutos, mas depende de alguns fatores como o tipo de pele, horário de exposição, época do ano, entre outros). Usar um filtro solar com fator de proteção 30 (FPS 30), por exemplo, significa que a pele demorará 30 vezes mais tempo que o normal, para começar a queimar. Ou seja, levará 4 minutos (tempo normal para queimar) x 30 (fator de proteção) = 4x30 – 120 minutos. E esse é o tempo que se deve reaplicar o produto na pele. Outro exemplo, se você usar um filtro FPS 15, isso significa que a pele estará protegida por 60 minutos (4x15). Fácil de entender, não é? A partir do Fator de Proteção 30, não há uma grande diferença entre os fatores de proteção, por isso a recomendação atual é que o Protetor Solar tenha um FPS de pelos menos 30. Então, use um protetor com FPS adequado para proteger sua pele e mantê-la bonita e saudável.

“Uma coisa bela persuade por si mesma, sem necessidade de um orador.” – William Shakespeare

APLIQUE ANTES DE SE EXPOR AO SOL. O Protetor solar deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. O tempo que a pessoa fica sem proteção, fica vulnerável ao sol e seus efeitos. Então, nada de ir à praia ou á piscina e passar protetor somente quando já estiver no local. Passe 30 minutos antes de ir ao sol.

PASSE O PROTETOR SOLAR EM DIAS NUBLADOS. O fato de você não ver o sol, não significa que ele não esteja lá. Você continua sujeito à exposição dos raios. Além disso, as luzes artificiais (lâmpadas, TV, computador, celular) também causam envelhecimento à pele.

RENOVE A APLICAÇÃO. A reaplicação deve ser feita, idealmente, a cada 2 horas. Se entrar na água, reaplicar assim que sair.

NÃO ESQUEÇA DE NADA. Muitas pessoas esquecem de passar protetor em algumas partes do corpo, como mãos e pés. Outra parte muito esquecida são as orelhas, que são locais onde há um grande aumento dos casos de câncer de pele. Outro local importante e sensível é o couro cabeludo (mesmo àqueles que possuem muito cabelo). Por isso, proteja a cabeça com chapéus, sombrinhas e bonés quando for se expor durante muito tempo ao sol. Use também protetor labial e reaplique com frequência.

USE SEMPRE. O uso do protetor solar deve ser um hábito diário (assim como escovar os dentes ou tomar banho). É um ritual que é rápido e pode lhe poupar de diversos problemas futuros. E deve ser usado em qualquer situação. Independente do clima, do uso de maquiagem, de exposição direta ou não, seu uso deve ser uma constante em sua vida. Não economize na quantidade, o importante é que todas as partes expostas estejam protegidas.

Use sempre. Use adequadamente. E use um produto que é adequado para você.

“Use filtro solar, porque máscaras todos já estão usando.”- Mario Schwartzmann

Seja feliz e use protetor solar!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA