Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

César Augusto Accorsi de Godoy: “O Democratas será protagonista na próxima eleição, isso eu garanto”


César Augusto Accorsi de Godoy é advogado e vereador em sua primeira legislatura, eleito pelo DEM com 874, oitavo mais votado da cidade, nos dois primeiros anos exerceu a presidência da Câmara a qual empreendeu uma nova dinâmica, conversou com nosso redator.

 

Clique para ampliar
Godoy – “Vejo com bons olhos minha passagem pela presidência que deu uma nova roupagem para a Câmara e mais jovialidade com ritmo mais dinâmico” (Foto Divulgação)
  

Evolução – César, que experiência você tirou destes dois anos na presidência da Câmara?

Godoy – Foi a melhor experiência que eu já passei. Acredito que consegui reverter isso bem para São Bento do Sul. Fui reconhecido como um bom presidente, não sou eu quem diz isso. Coloquei a Câmara de Vereadores dentro das casas das pessoas. Nós tivemos com a transmissão on-line a verdadeira cidadania dentro da casa.Dias chuvosos e frios como tem feito normalmente, quem é que vai querer sair de casa pára assistir uma sessão da Câmara? Hoje com a facilidade da internet, as pessoas acessam e assistem as sessões. A questão de três semanas passadas tivemos cerca 89 pessoas assistindo on line, isso significa plenário lotado. Isso foi o tipo de iniciativa que fez com que eu conseguisse dar uma roupagem nova para a Câmara, aproximar mais do povo. Foi uma mudança simples mas que gerou a diferença. Vejo com bons olhos minha passagem pela presidência que deu uma nova roupagem para a Câmara e mais jovialidade com ritmo mais dinâmico.

 

Evolução – Você também conseguiu o reconhecimento como o melhor vereador da legislatura.

Godoy – Em 2013 e 2014, fui eleito como melhor e mais atuante vereador pelo jornal Evolução, pelo Instituo Tiradentes, pela Phodiun Pesquisas, enquetes virtuais. Fico orgulhoso disso, porque tentei fazer e estou fazendo a diferença. Sem falsa modéstia. A prova disto e não é arrogância, foram bandeiras tão controversas que levantei como a Unidade Penitenciária, um tema difícil para um político defender, a Unidade da Justiça Federal, praticamente consolidada e eu com  mais três pessoas fizemos uma movimentação grande na cidade, a falta de vagas nas creches. Ou seja foram bandeiras importantes que queira ou não fazem a diferença.

 

Evolução – O relacionamento com o Prefeito Municipal tem dado o que falar. Quem é o mais teimoso?

Godoy – Eu tenho a minha teimosia o prefeito tem a dele. Só que acho que a questão agora não está na teimosia. Eu sou teimoso, mas teimo por aquilo que ele me prometeu e não vem cumprindo. A questão já saiu da teimosia e passou para a falta de cumprimento da palavra. O grande problema que gerou todo este conflito foi a falta de cumprimento de palavra. Para que fique bem claro o que estou falando – tem gente que nem gosta mais que eu fale disso – é a questão do ônibus universitário. É um  projeto que para mim é a menina dos olhos, e eu não serei usuário pois já estou formado. Mas os grandes beneficiados serão aqueles alunos sem condições, temos mais de 400 que vão e voltam para Joinville e Jaraguá, Guaramirim e Mafra diariamente e a Câmara de Vereadores deu o recurso para o Prefeito é lógico que não é para todos os 400, mas para quem necessariamente precisa. O prefeito prometeu, isto está gravado, foi em 2013, nós já passamos a metade de 2015 e não foi colocado em prática ainda. Fora isso vejo uma outra série de atitudes da prefeitura com as quais não compactuo, não concordo.  Como vou concordar com uma gestão que dá um Alvará para uma feira de exposições de produtos para bebês e no dia da feira caça este Alvará, obrigando o empresário procurar a Justiça. Isto não pode gente. Não é atitude séria e eu não concordo. É por isso que eu venho enfrentando, sendo um  opositor ferrenho a algumas posições da Prefeitura. Nada pessoal contra o Prefeito, mas contra as suas ações. Isso vou continuar combatendo. Não consigo mais admitir em pleno 2015 uma obra totalmente mal feita, apenas um ensaibramento ali na Dona Francisca, que se uma pessoa estiver caminhando pode cair e se machucar por que está mal feita. Tenho certeza que o serviço público tem que ser melhor, tem que ser perfeito. Se uma empresa quebra porque produz mal, a prefeitura vai falir também. Temos asfalto ali na rua  Moema construído há três semanas e já está com  buraco. Não dá mais para concordar com  isso.

 

Evolução – Você com assunto ônibus universitário e eu com as calçadas. Não vejo solução ,para um  problema que é responsabilidade dos moradores, basta a prefeitura fiscalizar e cobrar. Falta ação.

Godoy – Eu vejo que isto é culpa do sistema político e não só do prefeito. O mal que causa esta omissão é a maldita reeleição. O prefeito, não é este especificamente, mas são todos, deixa de fazer determinadas práticas porque vai ser antipático e vai perder votos na reeleição. A cidade virá um caos. A obrigação de fazer a calçada é do morador. Porque que o prefeito não faz com que os mesmos cumpram? Para não perder votos. Se acabarmos com a reeleição é o primeiro passo para a reforma política que tanto se fala e nada se faz.

 

Evolução – Como você analisa as obras de calçadas feitas com recursos públicos e beneficiando grandes proprietários em detrimento de outros de menos posses. Casos da avenida São Bento e Imigrantes?

Godoy – Eu fui atrás disso. Existem outros locais também onde foi feito desta maneira. O que a prefeitura alegou é que certas vias tem uma importância tão grande para cidade que justificam  a feitura das calçadas pelo Poder Público. Até compreendo. Mas não dá para pegar todas as principais vias e dizer aqui o morador não precisa fazer. Acontece que estas vias não são mais ocupadas por residências e sim por estabelecimentos comerciais. Você pode procurar casas de moradia nos locais citados e ver quantas existem, é tudo área comercial pertencente a grandes empresários. Beneficia-se sim os que menos precisam.

 

Clique para ampliar
“Recebi convites de vários partidos inclusive do PT. Hoje te digo, estou bem no Democratas, não tenho a intenção de sair...” (Foto Divulgação)
  

Evolução – Isso não caracteriza improbidade administrativa?

Godoy – Vou voltar um  pouquinho. Existe um principio no Direito que é o da igualdade. “Todos são iguais perante a Lei”. Só que você tem que tratar as pessoas que tem mais recursos de uma forma diferente daquele que tem menos. Você não pode tratar os dois iguais. Neste caso especificamente você esta beneficiando aquele que tem mais recursos do que aquele que não tem. Aí você ve casos como na Jorge Zipperer onde vocês fizeram a caminhada (Evolução edição anterior) que é um verdadeiro caos e nada é feito.  Você pode procurar casas de moradia nos locais citados e ver quantas existem, é tudo área comercial pertencente a grandes empresários.

 

Evolução – Vamos falar um pouco de política e futuro. Você foi eleito pelo DEM. O partido lhe deu todas as condições com projeção inclusive a nível nacional e internacional (participação de Congressos e outros), me arrepia quando ouço falar em mudança de partido?

Godoy – Eu me arrepio e dói. Faço uma analogia que as pessoas costumam trocar as coisas com muita facilidade. Trocam de amigo, religião e até esposa. Vale tudo. Troca de partido. Só tem uma coisa que nunca vi ninguém trocar. Ganhe ou perca é o time de futebol. Concordo com  você que isto dói. Vou te dizer uma coisa se eu deixasse o Democratas da forma que alguns deixaram nos últimos dias me doeria por dentro de uma forma absurda. Não teria anestesia que diminuísse a dor. O Democratas me deu tanto que eu preciso devolver de alguma forma. Para você ter uma ideia – você é a primeira pessoa a saber disso – e eu faço questão de dizer, a primeira viagem que fiz para o exterior, eu estava sentado aqui na tua frente eu contei que iria para a Venezuela e você me disse: “Jovem Cesar Godoy está indo para a Venezuela, toma cuidado que você vai apanhar quando voltar”, porque começava a dar uma conotação bacana. Na terça-feira, o partido me indicou como o único representante do Democratas brasileiro para ir para a Espanha e Bruxelas fazer um intercâmbio com  outras pessoas do mundo. É uma honra gigantesca. Não estou no partido para ficar viajando. É o partido que me dá oportunidade de me preparar para prestar um bom trabalho. É por isso que me orgulho das indicações que recebi porque o Democratas está me oportunizando melhorar e aprender. Quero com  isto dizer o seguinte. Estou bem no Democratas. Recebi convites de vários partidos inclusive do PT. Hoje lhe digo, estou bem no Democratas, não tenho a intenção de sair, a não ser que o Democratas funda-se com  outro partido e que este novo não me agrade. Eu sou um dos poucos vereadores que defende a ideologia do partido. Conheço a ideologia e os princípios. Conheço os conceitos liberais e tudo isso eu não falo só na Câmara, mas reflete no meu discurso e na forma que eu ajo. Conheço toda a linha programática do meu partido. Tem gente que não sabe nem o que a sigla significa.

 

Evolução – Você tem  de mostrado ser uma pessoa de partido. Recebeu benefícios e oportunidades em reconhecimento a tua atuação.

Godoy – Nós temos no Brasil 33 ou 34 partidos, Se cria um por mês conforme as conveniências. O Chile o grande modelo da América do Sul, são prósperos, o voto é facultativo, a campanha deles dura 27 dias, não tem reeleição para presidente e o principal, eles tem apenas 7 partidos. Eles não entendem como tem político no Brasil que paga para colocar adesivo no carro.

 

Evolução – Aqui é mais ou menos como aquele cidadão que troca de religião e daí diz que conheceu Jesus ou o santo Aécio?

Godoy – Tudo isso porque não temos maturidade política. Tem gente que se filia e não sabe o que significa a sigla do partido. Eu desafio muitas pessoas e vou citar porque é uma sigla maior. PSDB, não sabem o que significa. É preciso saber. Porque que o nome do meu partido é Democratas, o meu não é partido Democratas é só Democratas. Porque que o símbolo do meu partido é uma árvore? Tudo tem um  porque. Porque que o PSDB é o tucano? Parece bobagem mas não é. Isto muitas vezes representa lutas históricas, como MDB lá atrás, que as pessoas pouco conhecem. Isso reflete no nosso agir, no nosso sentido, nosso tudo mais. Eu estou bem no Democratas e estou estruturando o Democratas para uma eleição no ano que vem.

 

Clique para ampliar
“Não concordo com a forma de governo, não é que eu não concordo com o prefeito. Não concordo com a forma que ele vem trabalhando” (Foto Pedro Skiba/Evolução)
  

Evolução – Você só sai do Democratas se houver uma fusão e ele deixar de existir?

Godoy – Se houver uma fusão com um  partido que não tenha a mesma linha. Aí eu saio mesmo. Não vou perder a  minha ideologia. Mesmo com  janela, não há razão nem  motivação para eu deixar o Democratas.

 

Evolução – O Democratas terá candidato a prefeito no próximo ano?

Godoy – Eu acredito que nós vamos ser protagonistas do próximo pleito. Não é uma resposta evasiva porque protagonismo hoje está faltando um pouco. Protagonista pode ser até um vereador. Eu vejo com bons olhos e é estranho dizer isto uma vice prefeitura. Porque é estranho? Duvido que na sua carreira de jornalista e de pessoa você tenha ouvido alguém dizer, “sou candidato a vice”. Você  nunca deve ter ouvido. Todo mundo quer sentar no banco da frente. O vice hoje é sub valorizado. Tem vice que só fica esperando o prefeito viajar para sentar na cadeira uma semana. Eu vejo o vice como uma pessoa participativa, ativa e envolvida. O Democratas será protagonista na próxima eleição, isso eu garanto.

 

Evolução – A atual gestão está em fim de mandato, e se fala em reeleição. Você seria um  vice de Tureck?

Godoy – Não vejo como. Porque eu venho defendendo uma posição há dois anos e meio de uma oposição construtiva, mas que não concordo com este tipo de governo que está aí. Não concordo com a forma de governo, não é que eu não concordo com o prefeito. Não concordo com a forma que ele vem trabalhando. Não concordo por exemplo e isso foi publicado no Evolução, lá atrás.  Contrato de Gestão. Foi lindo na campanha, confesso que gostei, achei a ideia maravilhosa. Até hoje ninguém nunca viu. E o que acontece. Quando a pessoa deixa a prefeitura por sua livre e espontânea vontade, dizem o contrato de gestão foi aplicado. Foi nada. Não concordo com esta forma de gestão. Propus uma Audiência Pública para discutir o trânsito. O prefeito me pediu: Godoy não faça porque nós vamos tomar a iniciativa. Cadê. Por estas e outras razões eu não seria vice de Tureck.

 

Evolução – E os nossos representantes estaduais e federal? Ninguém diz o que fez. Já ofereci espaço gratuito e ninguém ocupou.

Godoy – Vejo como um comportamento equivocado porque mais que nunca você precisa na política de transparência. Hoje um espaço publicitário ou um espaço de divulgação em um jornal tem seu preço, tudo custa dinheiro. Então desprezar esta oferta gratuita e deixar de mostrar para a comunidade o que está sendo feito é lamentável. Veja. Você desafiou os vereadores e eu inclusive não pude ir. Você convidou o prefeito e ele foi. Admiro ele por esta atitude, sou franco em reconhecer e digo mais. Reconheço minha falha pois também recebi o convite e peço desculpas. Vejo com maus olhos político que tem a oportunidade de se expressar e mostrar o que está fazendo. Tem no mínimo que justificar o seu salário.

 

Evolução – Considerações finais.

Godoy – Mais uma vez te agradeço. Estou na política há 12 anos. Iniciei nos bancos da faculdade e sempre sentei na sua frente do mesmo jeito. Como líder estudantil. Como político, sempre estive aqui e sempre fui bem recebido e sempre muito apoiado. Desde a meia entrada na Schlachtfest, campanha contra o aumento de salário dos vereadores, passeata no 7 de setembro e outras, até hoje tem gente que não me olha, mas fomos parceiros Agradeço o espaço que o Evolução sempre me deu. Obrigado.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA