Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vilmar Bueno Lima - Espeto

imprensaespetolive.com

Jornalista - DRT/SC 3853

 

 


Veja mais colunas de Vilmar Bueno Lima - Espeto

Esquentou o clima

Terça, 09 de dezembro de 2014

 

A sessão de segunda-feira, 1º de dezembro, na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, teve momentos tensos entre o vereador Cesar Godoy e os vereadores Roberto Albuquerque e Ricardo Malinowski, ambos do PMDB. E tudo por que supostamente Malinowski havia chamado Godoy de ‘vagabundo’. Coisa que Malinowski nega ser verdade. Ai a coisa ficou mais quente, pois Godoy diz que vai interpelar judicialmente Malinowski, por difamação e calúnia. A coisa ainda promete.  Já contra Albuquerque Godoy disse que ele não deveria vir lavar roupa suja em plenário. E tudo isso a uma semana da eleição para a presidência da Câmara. Acho que o PMDB saiu perdendo...

 

Erro de estratégia

Acredito que o PMDB errou feio em criticar Godoy, principalmente se precisam do voto do Democrata, numa chapa tendo o vereador Grein (PSDB) os três votos do próprio PMDB, na eleição para a presidência da Câmara para o biênio 2015/2016. Pretendia-se ter o voto de Godoy não devem mais ter a mínima chance.

 

Elogios

O vereador Peti (PP) teceu elogios ao secretário Lírio Volpi (PMDB), pela restauração do espaço reservado onde os pequenos agricultores realizam as feiras. O que foi ratificado pelo vereador Cesar Godoy. Segundo o vereador Fernando Mallon até pintura ficou melhor que aquele marrom do tempo do Magno.

 

Márcio mostra a frota

O vereador Márcio Dreveck (PP) depois das criticas feitas na sessão passada pelo secretário Nivaldo Bogo (PMDB), de que o governo de Magno Bollman (PP) havia deixado a frota em péssimas condições. Dreveck também desafia Bogo “a comprar uma nova frota como aconteceu no governo Magno”. O vereador Roberto Albuquerque (PMDB) rebateu Dreveck dizendo que quem paga essa compra é o prefeito Tureck.

 

Aparelho de mamografia

O vereador Fernando Mallon (PMDB), solicitou relatório sobre a quantidade de exames realizados pelo município de mamografia. Para o vereador dependendo da quantidade e do valor gasto, já compensa a compra de um aparelho.

 

Peru

O presidente do legislativo são-bentense vereador Cesar Godoy (DEM), resolveu demonstrar seu espírito natalino, e vai conceder cestas natalinas aos servidores da Câmara.

 

Câmara mantém vetos do prefeito

Os vereadores mantiveram o veto parcial do prefeito Fernando Tureck (PMDB), às emendas apresentadas pelo vereador Peti (PP), onde questionava a legalidade em relação à contratação de um engenheiro florestal para exercer o cargo de fiscal do meio ambiente. Mas o próprio vereador entendeu que a paridade salarial com os demais fiscais de obras e de tributos é pela função e não pela formação acadêmica. Como também poderá acontecer com o cargo de fiscal do Procon, para advogado mesmo sendo inscrito na OAB. Os vetos foram mantidos com a expectativa de que a  prefeitura deverá enviar um novo projeto para corrigir essas falhas. “Os vetos foram mantidos para não atrasar a aprovação do projeto que cria cargos na estrutura administrativa da prefeitura”, explicou Peti.

 

Conselho da mulher

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CONDIM Ataize Scharmachm, na sessão da Câmara de São Bento do Sul explanou o funcionamento do referido conselho. Entre as ações é responsável por aplicar políticas públicas sob a ótica de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania. No caso de SBS também acompanha o funcionamento da Casa Abrigo, que acolhe mulheres e seus filhos em situação de risco e sob ameaça de violência.

 

Sylvio Munhoz é homenageado pelo CEE

O professor Sylvio Munhoz recebe hoje em Florianópolis uma comenda da Secretaria de Educação através do Conselho Estadual de Desportos, pelos seus trabalhos na área de educação física, principalmente no voleibol. Sylvio que é natural de Campo Alegre e  nascido em 6 de abril de 1956 e filho de Bento Sylvio Munhoz e Enysilda de Lourdes Munhoz, o mais velho de três irmãos, se formou em educação física pela antiga Fundação Universitária da Região de Joinville, (Furj), hoje Univille, no ano de 1978. Desde o início de suas atividades, teve o esporte como ponto forte, sendo atleta do futebol de campo, modalidade na qual defendeu a cidade natal em várias competições regionais e pelo Estado. Sylvio também exerceu vários cargos nos poderes públicos. Entre eles presidiu a Fundação Municipal de Desportos, no governo de Magno Bollmann. E ainda foi chefe da divisão de educação física à época da Coordenadoria Regional de Educação, hoje Gerência Regional de Educação. Além disso, passou pela vice-presidência da Liga de Voleibol da Região Norte, com sede em Jaraguá do Sul. “Passei por vários estágios dentro do esporte, sendo atleta, treinador/técnico e dirigente.

 

Vai fiscalizar

O prefeito Tureck se defende de supostas irregularidades, mas informa que vai fiscalizar o contrato da prefeitura com a empresa Kopp, que instalou 28 equipamentos de fiscalização eletrônica no trânsito da cidade. Explica ainda que se houver “intercorrência” (um dos sinônimos é irregularidade), as providências cabíveis serão tomadas. Pelo que se sabe depois da assinatura do atual contrato, neste governo houve dois novos aditivos.

 

Sobram empregos

Em São Bento do Sul várias grandes empresas estão através de anúncios, RHs e até com moto taxi com alto-falante circulando por toda a cidade. E vários meses que a procura persiste. Será que é o baixo salário o que faz com a maioria dos jovens vão em busca de empregos em Jaraguá do Sul e outras cidades. Dos municípios do Planalto Norte, Papanduva, Monte Castelo e Itaiópolis, formam pelo menos 400 jovens no ensino médio por ano. E a grande maioria vai embora para Joinville, Jaraguá, Blumenau e agora também para Itajaí e São José.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA