Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vilmar Bueno Lima - Espeto

imprensaespetolive.com

Jornalista - DRT/SC 3853

 

 


Veja mais colunas de Vilmar Bueno Lima - Espeto

Ciranda política

Terça, 11 de novembro de 2014


Outro movimento que vem crescendo em São Bento do Sul é sobre formação de um novo partido, ou mesmo a filiação de lideranças de partidos históricos da cidade,  que já escrevi esta semana, poderá ter um rumo com a fusão do DEM com o PSB. O PSB então poderia abrigar várias lideranças, entre elas o vereador Cesar Godoy e até o vereador  Dr Tirso  hoje ambos no DEM. E ainda os ex-vereadores Adriane Ruzanowsky e Luiz Sieves e ainda o suplente Lírio Volpi e ainda o vereador ex-prefeito Fernando Mallon, a esposa do ex-prefeito Lucia Schreiner. Claro que por enquanto tudo isso é somente especulação que corre nos bastidores, mas o próprio PP de Márcio Dreveck já está procurando alguns partidos e lideranças para somar forças para 2016. O PMDB de Fernando Tureck, Daniel Lutz e Pedro Ivo, da mesma forma também já procurou alguns partidos, como o PSB, por exemplo. Tudo isso para neutralizar a formação de uma terceira via. Mesmo que ainda tímido esse é o primeiro movimento que procurar alternativa ao bi-comando do PMDB/PP que vem ocorrendo nos últimos 40 anos na administração da prefeitura. Mas já é um grande passo!

 

Responsabilidade das duas partes

Tudo bem que os vereadores de São Bento do Sul apresentam todas as semanas indicações, requerimentos e moções, cobrando obras de recuperação de ruas, e outros serviços em todos os Bairros da cidade. Claro que os vereadores deveriam juntar forças e cobrar também dos seus deputados eleitos com votos que tragam os recursos. Mas isso não isenta a administração municipal trabalhar através de uma equipe competente a busca desses recursos, e não ficar apenas esperando que os deputados protocolem emendas para o município.

 

Só com manifestação... - Depois que a comunidade realizou uma manifestação na segunda-feira, paralisando a rua Carlos Ficker, na 25 de Julho, a secretaria de obras enviou uma máquina. Na semana passada o vereador Godoy (DEM) havia apresentado uma moção para que o grave problema fosse resolvido. “O que causou revolta nos moradores foi o fato de a prefeitura ter levado uma máquina até o local somente depois de ter sido anunciada a paralisação”, criticou. O vereador Wotroba (PP) também se manifestou dizendo que em agosto apresentou um requerimento pedindo solução para aquela via que está interditada.  E vem mais manifestação ai, pois os moradores de algumas ruas do Schramm promete reagir contra a prefeitura e a secretaria de obras.

 

Crescem as cobranças

A cada semana em todas as comunidades crescem as críticas à falta de atenção da secretaria de Obras, que não tem dado resposta imediata para as simples reclamações. Terça-feira foi um exemplo disso, a enxurrada que atingiu alguns pontos da cidade, serviu para o povo aumentar ainda mais as reclamações. Tudo bem que na administração passada as cobranças da comunidade também existiam, mas pelo menos a secretaria de obras era mais presente. E isso que nem chegaram as enxurradas de verão.

 

Não apareceu

As ausências do presidente estadual e do coordenador da Fundação de Meio Ambiente – Fatma de Mafra, no seminário de meio ambiente, realizado na Acisbs, pegou muito mal. O evento contou com importantes autoridades que discutiram a questão da sustentabilidade. O vereador Roberto Albuquerque (PMDB), disse que ausência é uma falta de atenção para a região. O vereador Peti (PP), também criticou a ausência. A Fatma há muito tempo já vem sendo criticada pela demora na liberação de licenças ambientais. Depois o governo não quer levar cassete!

 

Demora

Na mesma ocasião Godoy cobrou o porquê da demora para dar satisfação aos pleitos apresentados, tanto por vereadores ou pela comunidade. O vereador também voltou a cobrar a apresentação do projeto do ‘ônibus universitário’. “Será que a prefeitura está querendo roubar o projeto por ser apresentado por um vereador de oposição”?, questiona.

 

Dando aulas...

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta semana foi uma enxurrada de pedidos dirigidos a secretaria de obras. O vereador Márcio Dreveck (PP), foi outro que cobrou ações por parte do senhor secretário. O vereador e ex-secretário inclusive acabou mostrando como se faz para consertar algumas ruas da cidade.

 

Dr. Tirso também cobra

O vereador Dr. Tirso (DEM) também fez coro ao vereador Cesar Godoy, falando que enviaria novo projeto para contratação de médicos para cumprir 20 horas nos postos de saúde, mas que já faz um ano que o prefeito Fernando Tureck (PMDB), se comprometeu e não cumpriu a promessa. Tirso na mesma ocasião cobrou o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. ‘Está na hora de mudar’, cobrou. O vereador também falou da demora da secretaria de obras em consertar e prevenir alguns locais de ruas da cidade, para não acontecer como acontece todos os anos durante as enxurradas de verão.

 

Também vai cobrar

O vereador Fernando Mallon (PMDB-SBS) na mesma sessão informou que já cobrou da assessoria do prefeito o envio do projeto de lei do “Ônibus Universitário”, que acredita que será nos próximos dias. Mallon falou ainda do cumprimento dos Termos de Ajustes de Conduta – TAC, assinados entre a prefeitura e o Ministério Público. Sobre a demora no conserto da Rua Carlos Ficker concorda com as cobranças dos vereadores de oposição. Sobre o projeto de lei do Ônibus Universitário da mesma forma vai cobrar agilidade da prefeitura. Se até os vereadores da situação já começaram a cobrar a inércia em alguns setores da secretaria de obras, a coisa realmente ta feia para o lado do Tureck.

 

Em conjunto

No dia 11 acontecerá uma reunião envolvendo os vereadores de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, para discutir uma pauta com as principais prioridades de cada município a ser entregue ao governador Raimundo Colombo (PSD), no dia 22 de novembro. Espero que isso faça com que o governo passe a dar mais atenção a nossa região.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA