Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vilmar Bueno Lima - Espeto

imprensaespetolive.com

Jornalista - DRT/SC 3853

 

 


Veja mais colunas de Vilmar Bueno Lima - Espeto

Tristes constatações

Terça, 04 de novembro de 2014

 

A fala do prefeito Fernando Tureck (PMDB) na quarta-feira para uma meia dúzia de gatos pingados de empresários na Associação Empresarial – Acisbs me deixou triste. Não que em outros municípios a situação não seja parecida. Mas é triste saber que a prefeitura trabalha e cumpre muitas ações devido a assinaturas de pele menos cinco Termos de Ajuste de Conduta – TACs, por determinação da justiça. Entre eles para construir abrigo à criança em situação de risco, para pessoas autistas. TAC oferecendo terrenos para compensar invasões em áreas verdes, para a criação de vagas para creches, e um TAC para contratar empresa para gerenciar o condomínio empresarial. E ainda outro TAC para regularizar os loteamentos populares, onde as pessoas vendem as casas. Resumindo, a maioria das ações é por força da lei. Mas tenho que ressaltar que também a maioria dos TACs, vieram de outros governos municipais, que não fizeram a lição de casa.

O prefeito também reclamou da queda na arrecadação e culpou a implantação do plano de cargos e salários dos servidores, por estar no limite com os gastos na folha de pagamento. Em relação aos gastos na saúde disse que investe 26% dos 15% obrigatório por lei. E deste gasto o maior vai para compra de remédio. Será que somos município de ‘doentes’ então?

Para Tureck outro gasto inesperado foi em razão da interdição do aterro sanitário, que elevou os gastos com o transporte do lixo para outros municípios. E ainda teve que engolir a oposição que não aprovou o repasse necessário do Samae para cobrir esses gastos. Salientando, porém, que a interdição do aterro, se deu por que a gestão passada do Samae não cumpriu sua lição de casa.

Enfim, o prefeito falou de investimentos na renovação da frota da prefeitura, no valor de R$ 700 mil, e ainda mais R$ 15 milhões em pavimentação. Em resumo o que deu para entender é que os prefeitos estão com orçamentos em queda, e por conseqüência, engessados no que diz respeito a novos investimentos. E para dar uma alfinetada na oposição, Tureck ainda lembrou do acesso norte, está parado, pelo motivo de que um laudo da Fatma apontou que o governo passado, ‘omitiu a existência de nascentes e árvores no local’. 

Então constato que nós pobres cidadãos que pagamos impostos, ficamos na esperança que os deputados e senadores nos brindem com emendas vindas dos governos federal e estadual, para investimentos em novas obras e serviços, e claro, sem contrapartida, pois não temos orçamento.

 

Só por mágica...

A Associação Empresarial – ACISBS resolveu não assumir a gerência do Natal Mágico em São Bento do Sul, por que a decisão do departamento de turismo ‘deixou tudo para a última hora’. Claro, que na última hora ninguém faz mágica. Então aproveito para convidar a todos os são-bentenses para participar do lançamento do Natal Encantado e bem planejado em Rio Negrinho,no próximo dia 23 de novembro, com a presença da famosa banda da ‘Família Lima’

 

Surra

Na região de São Bento do Sul como em todo o estado Dilma levou uma lavada de votos de Aécio. Em São Bento do Sul o candidato tucano fez 73,63% em Rio Negrinho 76,52 e Campo Alegre foi maior ainda, chegando a 77,55%. No restante do Planalto Norte não foi diferente - Mafra 73,15 %, Itaiópolis 61,78%, Papanduva 53,30%, Monte Castelo 56,80%, Major Vieira 59,58 %, Canoinhas 68,99%, Três Barras 62,66%, Irineópolis 50,02% e Porto União 63,45%. Em SC bfoi de 64,69%  contra 35,41%.

 

Será!

Leonel Pavan, eleito deputado estadual, já antecipou que seu partido, o PSDB, não deverá integrar a base de sustentação ao segundo governo de Raimundo Colombo. O tucanato terá quatro cadeiras na Assembleia a partir de 2015. É a primeira vez, em anos, que um tucano se posiciona claramente em buscar abrigo na trincheira oposicionista em Santa Catarina. Aqui na terra dos móveis o presidente tucano Geraldo Weihermann também já avisou, não retorna ao cargo que tinha no governo do PMDB de Tureck.

 

A discussão é outra!!

As publicações em redes sociais de que o Sul e Sudeste deve se separar do Norte e Nordeste beira a sandice, pois somos um só país. Na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, os vereadores César Godoy (DEM) e Fernando Mallon (PMDB), criticaram essas manifestações. O eleitor é soberano e mesmo que no Norte e Nordeste a Bolsa Família contribuiu para a vitória de Dilma, ela hoje é nossa presidente e ponto final. Sem falar que os votos em números totais no Sul e Sudeste foi superior ao Norte Nordeste. Então vamos trabalhar e esquecer essas loucuras. E como já escrevi a partir de agora vamos torcer e cobrar de nossos deputados federais e senadores, a reforma política, a reforma tributária os investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

 

Trânsito

O vereador Dr. Tirso (DEM), questiona através de requerimento ao prefeito Fernando Tureck (PMDB), se está sendo cumprida a lei de concessão do estacionamento rotativo. Pelo que se sabe apenas seis monitoras estão nas ruas.

 

Teimosia...

Durante a discussão sobre estacionamento rotativo, o vereador Godoy disse que o vereador Grein (PSDB), é muito teimoso, pois desconhece a lei de concessão do serviço. Realmente o vereador tucano está totalmente por fora de como funciona o serviço. Precisa se inteirar dos assuntos e das leis municipais, caro vereador. E ainda quer presidir o legislativo. 

 

Rebateu

O vereador Godoy rebateu as colocações do vereador Grein (PSDB),ditas em uma emissora de rádio da cidade, onde defende o aumento do número de vereadores em São Bento do Sul de 10 para 15, e em contra-partida acabar com  os cargos de assessores dos vereadores. Godoy é contra no caso específico sobre acabar com os assessores. Já sobre o aumento do número de vagas, não entrou no mérito. Realmente o vereador Grein deveria aproveitar e demitir o seu assessor parlamentar, Wilson Bento. Para dar o exemplo.

 

Reforçando

Notícias de bastidores dão conta que o PMDB de Tureck está conversando com alguns pequenos partidos da cidade com vista às eleições de 2016. Entre eles o PR e o PSB. Partiu para o ataque para enfraquecer o afortunado PP.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA