Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Tecnologia de pesagem da UFSC

Terça, 26 de agosto de 2014

Para aumentar a vida útil das estradas quanto ao “esburacamento” e também otimizar a segurança nas estradas, pois além dos buracos gerados, frear um caminhão com excesso de peso é muito mais difícil numa emergência.

 

Clique para ampliar
 

Para isto uma nova tecnologia desenvolvida na UFSC objetiva agilizar e otimizar a fiscalização do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias onde há registros por equipamentos enquanto o caminhão trafega normalmente pela estrada, conforme mostrou a reportagem em rede nacional, nesta semana.

Ultrapassar o limite de carga faz parte da rotina de muitas transportadoras. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina analisou 216 mil notas de diferentes empresas de transporte. O resultado foi que 91% delas indicavam que a carga estava acima do peso.

 

Como funciona

Não foi muito esclarecedora a divulgação sobre a nova tecnologia, de como ela realmente funciona. Uma conclusão simplista seria que as balanças estariam alocadas agora na pista principal, pesando a tudo e a todos.

 

Clique para ampliar
 

O que consta nos bastidores é que trata-se de uma tecnologia de “leitura” dos caminhões que faz uma análise prévia de sua situação por dados característicos já cadastrados previamente, e caso alguma irregularidade seja acusada, como por exemplo o veículo estar mais rebaixado ou com os pneus arqueados em sua base, soa um dispositivo para a real verificação em um posto de pesagem tradicional.

 

Clique para ampliar
 

A tecnologia de identificação de rostos humanos é bem difundida e com precisão altíssima. A diferença que a biometria, como é chamada, busca por dados divergentes e na tecnologia de pesagem busca-se a semelhança convergente a um padrão.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA