Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Medição não destrutiva

Segunda, 16 de junho de 2014

Em se tratando de desempenho de indústrias e seguranças prediais, o mercado de “medidores” ou scanners também vem ganhando grande importância na Construção Civil para detecção de perdas ou falhas nos sistemas, sem precisar quebrar ou destruir paredes ou pisos prontos.

 

Clique para ampliar
 

As indústrias que se utilizam de grandes volumes de gases ou líquidos transportados por tubulações sofrem com as perdas de seu produto, ou no mínimo no caso de líquidos, deterioram as instalações prediais, sendo eles corrosivos ou não, simplesmente pela presença da umidade, esta a grande vilã das patologias.

 

Recursos

Em se tratando de soluções muitas vezes era necessários quebrar tudo para saber onde estava o problema. Muitas soluções já nasceram aos novos projetos, como por exemplo o uso de shafts  (eixos/prumadas) para passagem e controle das instalações.

Mas em casos da não existência destes “dispositivos de visitas” a tecnologia apresnta-se por meios de aparelhos com sondas sensíveis para detecção de vazamentos ou mesmo de há movimentações/fluxos dentro dos tubos.

 

Clique para ampliar
 

Para detecção de vazamentos de gases, principalmente o GLP, os aparelhos de detecção de vazamentos estão se tornando bastante viáveis a sua aquisição devido sua propagação no mercado e crescente procura.

 

Tomografia a “bola de cristal”

Anteriormente somente fazendo um ensaio destrutivo, ou seja, retirando-se parte da estrutura, era possível fazer uma análise detalhada.

 

Clique para ampliar
 

Está se viabilizando o uso do sistema do tipo Ultrasson para elaboração de tomografias em obras afim de analisar o que está acontecendo por dentro do concreto ou paredes de alvenarias, com a detecção de tubos, espessuras, quantidades, densidades. Uma verdadeira bola de cristal para os engenheiros.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA