Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cléverson Israel Minikovsky

cleversonminikovskyyahoo.com.br

Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)

Advogado

Filósofo

Jornalista (DRT 3792/SC)


Veja mais colunas de Cléverson Israel Minikovsky

A Mulher Adúltera

Terça, 22 de abril de 2014

No capítulo 8 do Evangelho de Cristo segundo João vemos o episódio da mulher adúltera. O pecado dela é exposto publicamente. Para a lei mosaica a consequência do pecado da mulher pega em tal flagrante era a lapidação. Mas Jesus não condena a mulher. Aliás, o próprio Cristo é posto em cilada, ao lhe perguntaram sobre o que deveriam ter feito. Cristo, uma vez mais, foi proverbial: “quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. Provavelmente a mulher foi trazida de mãos amarradas. Pois algo no mundo espiritual estava atado. E Jesus desamarra o que atado está. Cristo é o confessor. Aquele que perdoa sem nem mesmo ter de humilhar alguém. Quando todos se retiram Jesus pergunta à mulher: “ninguém a condenou?”. E ela responde “não senhor”. Ele simplesmente diz: “Nem eu lhe condeno, vai e não peque mais”. Jesus não usa uma bula ou decreto para perdoar, mas além do perdão ainda ministra conforto à pecadora. Para quem costuma distorcer o livro de Gênesis e diz que a tradição judaico-cristã é machista e patriarcal em função do papel de Eva na narrativa bíblica, recomendo que leia o trecho do Evangelho que estamos tratando. Na narrativa não aparece, por exemplo, a figura do marido traído. Que, de acordo com nossa hermenêutica, não está nem pedindo clemência e nem com uma pedra na mão, o que ilustra que há muito tempo estava sendo omisso, apático à esposa que foi buscar afeto fora de casa. O texto também não fala da possível rejeição social após o acontecido, pois as pessoas daquela comunidade eram seguidoras da Lei de Moisés. A mensagem é de misericórdia e de perdão. É uma chamada de atenção para a trava do nosso próprio olho antes de querermos tirar o cisco do olho de nosso irmão ou irmã.

 

A Muller adúltera

No capítulo 8 do Evanxeo de Cristo segundo Xoán vemos o episodio da muller adúltera. O pecado dela está exposto publicamente. Á lei mosaica a consecuencia do pecado da muller colle en tal flagrante era a lapidación. Pero el non condena a muller. De feito, o propio Cristo é posto en cilada, ao lle preguntaron sobre o que deberían ter feito. Cristo, unha vez máis , foi proverbial : "quen non ten pecado tire a primeira pedra ". Probablemente a muller foi levada de mans atadas. Pois algo no mundo espiritual estaba atado . E Xesús desamarra o que atado está. Cristo é o confesor. Aquel que perdoa sen tan sequera ter que humillar a alguén. Cando todos se retiran Xesús pregunta á muller : " ninguén a condenou ?". E ela responde " non señor". El simplemente di: "Nin eu lle condeno, vai e non peque máis". Xesús non usa unha bula ou decreto para perdoar, pero ademais do perdón aínda ministra confort á pecadora. Para quen adoita distorsionar o libro de Xénese e di que a tradición xudeu - cristiá é machista e patriarcal en función do papel de Eva na narrativa bíblica, recomendo que lea o fragmento do Evanxeo que estamos tratando. Na narrativa non aparece, por exemplo, a figura do home traizoado. Que, de acordo coa nosa hermenêutica, non está nin pedindo clemencia e nin cunha pedra na man, o que ilustra que hai moito tempo estaba sendo omiso , apático á esposa que foi buscar afecto fóra de casa. O texto tampouco fala da posible rexeitamento social tras o acontecido, pois a xente daquela comunidade eran seguidoras da Lei de Moisés. A mensaxe é de misericordia e de perdón. É unha chamada de atención sobre a traba do noso propio ollo antes de querermos sacar a palla do ollo do noso irmán ou irmá.

 

La mujer adúltera

En el capítulo 8 del Evangelio de Cristo, según Juan vemos el episodio de la mujer adúltera. Pecado que se expone públicamente. Porque la ley mosaica la consecuencia del pecado a la mujer sorprendida en flagrante fue la lapidación. Pero Jesús no condenó a la mujer. En efecto , Cristo mismo se lleva a una trampa, le preguntó acerca de lo que deberían haber hecho. Cristo, una vez más, fue el proverbial "quien esté libre de pecado que tire la primera piedra". Probablemente, la mujer fue llevada manos atadas. Por algo en el mundo espiritual estaba destinada. Y Jesús desata lo que se anuda. Cristo es el confesor. El que perdona sin ni siquiera tener que humillar a alguien. Cuando todos se retiran Jesús pregunta a la mujer: "Nadie te ha condenado? ". Y ella responde "no, Señor ". Simplemente dice : "Tampoco yo te condeno, vete y no peques más ". Jesús no usa un toro o un decreto para perdonar, pero más allá del perdón todavía da consuelo al pecador . Para aquellos que a menudo distorsionan el libro del Génesis, y dice que la tradición judeo-cristiana es sexista y patriarcal en función del papel de Eva en la narración bíblica, le recomiendo que lea el pasaje del Evangelio que nos ocupa. No aparecen en la narración, por ejemplo, la figura del marido traicionado. Que, de acuerdo a nuestra hermenéutica no es ni de venta ni misericordia con una piedra en la mano, lo que ilustra que hace mucho tiempo estaba siendo silencioso, apático a la esposa que buscaba afecto fuera del hogar. El texto también no menciona el posible rechazo social después sucedió porque la gente de esa comunidad eran seguidores de la Ley de Moisés. El mensaje de la misericordia y el perdón. Es un recordatorio para bloquear nuestro propio ojo antes de que queremos sacar la paja del ojo de nuestro hermano o hermana.

 

The Adulterous Woman

In chapter 8 of the Gospel of Christ according to John we see the episode of the adulterous woman. Sin it is exposed publicly. For the Mosaic law the consequence of sin the woman caught in such blatant was stoning. But Jesus does not condemn the woman. Indeed, Christ himself is brought into a snare, asked to him about what they should have done. Christ , once again, was the proverbial "who is without sin cast the first stone." Probably the woman was brought hands tied. For something in the spiritual world was bound. And Jesus unties what is knotted . Christ is the confessor. He who forgives without even having to humiliate someone. When all retire Jesus asks the woman, "no one condemned you? " . And she responds " no sir". He simply says : "Neither do I condemn you , go and sin no more". Jesus does not use a bull or decree to pardon, but beyond forgiveness still gives comfort to the sinner. For those who often distort the Book of Genesis and says that the Judeo- Christian tradition is sexist and patriarchal depending on the role of Eve in the biblical narrative, I recommend that you read the Gospel passage we are dealing with. Not appear in the narrative, for example, the figure of the betrayed husband. That, according to our hermeneutics is neither asking nor mercy with a stone in his hand, which illustrates that long ago was being silent, apathetic to the wife who was seeking affection outside the home. The text also does not mention the possible social rejection following happened because the people of that community were followers of the Law of Moses. The message of mercy and forgiveness. It is a reminder to lock our own eye before we want to take the speck out of the eye of our brother or sister.



Comente





MARIANO SOLTYS


MAIS UM BELO ARTIGO, AMIGO. APESAR DE QUE A REFERIDA PASSAGEM NÃO ESTÁ NO EVANGELHO ORIGINAL, SENDO INSERIDA POSTERIORMENTE. PARECE QUE O CASO ERA DETAMANHA REPERCUSSÃO NA TRADIÇÃO, QUE ACABARAM COLOCANDO ESSE EVENTO NA BÍBLIA POSTERIORMENTE. FATO É QUE NOS DÁ A LIÇÃO DO PERDÃO E A MENSAGEM DO MESSIAS, QUE VEIO MESMO PARA PERDOAR PECADOS, SEGUNDO AS PROFESSIAS. VALE O ENSINAMENTO, MESMO TALVEZ A HISTORIA NÃO OCORRENDO. DO AUTOR DE BÍBLIA E MISTÉRIOS.

Responder      24/04/2014

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA