Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Ecotijolos

Quinta, 02 de janeiro de 2014

Na coluna anterior, entre os assuntos, foi tratado sobre “Tijolos Ecológicos”, que no meio de tantas vantagens oferecidas pelo sistema, e todo seu apelo ecológico, via-se o pequeno desempenho do mercado face ao desempenho do tijolo tradicional, o chamado tijolo furado.

 

Clique para ampliar
 

Realmente é bastante grande a diferença nas aparições em obras entre os sistemas. Mas o que levaria a este abismo, se um material leva grande número de vantagens sobre o outro? Seriam assim tantas vantagens então? Ficou a dúvida no ar, mas conseguimos algumas explicações e deduções sobre o assunto:

Uma delas, a mais simplista das explicações sobre o que acontece seria a falta de cultura sobre o sistema, ou seja, não é comum encontrar então não cresce no mercado.  É uma contradição que uma coisa impede a outra.

Mas vemos historicamente que o tijolo ecológico ou ecotijolo, provém do mesmo formato e do mesmo sistema de um dos primeiros tijolos industrializados que era o tijolo maciço.

Este tijolo foi substituído a décadas pelo tijolo do tipo furado, que além de ser maior, mais leve, melhor rendimento da execução, tem capacidade térmica maior que o seu tipo anterior e preço mais baixo. Então foi o que a indústria colocou no mercado e por ter algumas características melhores, foi sendo substituído.

Hoje quem se depara com um Tijolo Ecológico, analisa somente a questão do tamanho da peça, o modo mais artesanal de assentamento e a aparência final, remete-se automaticamente a pensar que esta utilizando o tijolo maciço comum que tecnicamente é um material ultrapassado, por isso conclui-se que:

• Muitos não aderem ao uso do ecotijolo, por falta de ter uma mão de obra com bom acabamento (que é um problema real),  para trabalhar e deixar a parede com o acabamento pronto, pois o mais comum hoje em dia é contar com o reboco para dar o acabamento final, técnica com mais domínio que o assentamento “fino” de tijolos.

• Outra questão seria o aspecto em si. Muitos não querem ter a casa com ar “mais antigo” ou rústico.

• E também seria a vinda de novos materiais, como paredes de gesso acartonado, ou até mesmo fachadas prontas, sendo a construção de países mais avançados ou mesmo em grandes centros no Brasil, como São Paulo, que já é utiliza largamente. Tudo em nome da produtividade, da precisão e também para fugir cada vez mais da dependência da mão de obra, que quem trabalha com isto, sabe a tristeza do setor.

 

Clique para ampliar
 

Com tudo isto exposto acima, e ainda a falta de investimento no setor, tanto de empresários como governamental acaba-se tornando pouco a sua utilização. Realmente não se vê marketing efetivo sobre os produtos mostrando suas reais qualidades e também incentivos fiscais para produção e financiamentos.

E Fortaleza/CE estão sendo feitas as primeiras 50 casas com uso do Ecotijolo, financiadas pelo programa Federal, Minha Casa Minha Vida.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA