Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

1 ano sem as curvas...

Segunda, 09 de dezembro de 2013

Quarta-feira, dia 5, fez um ano da morte de quem foi um dos maiores protagonistas do século XX, o arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

 

Clique para ampliar
 

Em seus 104 anos de vida o renomado arquiteto deixou grandes marcas e heranças para o Brasil. Seu estilo foi e será reconhecido em todo o mundo

As curvas, a iluminação e a profunda relação entre suas obras e o ambiente foram suas mais marcantes características.

 

Papai Noel Construtor

Segundo a Associação Brasileira de Materiais de Construção, esta época do ano as vendas em materiais de construção incrementam-se em até 20%.

 

Clique para ampliar
 

Os produtos que mais vendem nessa época do ano são para acabamento. Nesse setor, as vendas cresceram 7% e as reformas são impulsionadas pelo pagamento do décimo terceiro salário.

 

Quem usa o “Tijolo Ecológico”?

Tijolo é o mais popular material de construção civil, utilizado em alvenaria estrutural e de vedação na maioria absoluta das obras.

O tijolo ecológico, também chamado de tijolo modular, de encaixe ou solo-cimento é uma alternativa ecologicamente correta ao tijolo convencional. Ele é constituído de solo (que pode ser reaproveitado pelo pó-de-pedra da própria construção), cimento e água.

O eco-tijolo é dito ecologicamente correto porque em sua produção não ocorre o processo da queima, evitando o desmatamento, emissão de gases e enorme consumo de energia presentes no processo de fabricação de blocos cerâmicos convencionais, pois os mesmos são deixados para secar ao ar livre.

 

Clique para ampliar
 

Os furos presentes nos tijolos permitem a colocação de condutos elétricos e hidráulicos ou reforços de concreto ou estrutura armada, evitando que a parede seja quebrada após o assentamento para esses fins.

 

Mas a grande questão é: quem usa?

Então como que um material que tem toda esta tecnologia, e em nossa região mesmo com grande número de “ecologistas” e grande número de chácaras que poderia ter este apelo verde, não se vê nada, sendo praticamente desconhecido este material.

Somente em laboratórios de faculdades e algumas iniciativas privadas que tem este material empregado, mas analisando como um todo, seu uso é praticamente nulo.

A minha resposta no momento seria: “vejamos na próxima quinzena da edição do Jornal Evolução”. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA