Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vilmar Bueno Lima - Espeto

imprensaespetolive.com

Jornalista - DRT/SC 3853

 

 


Veja mais colunas de Vilmar Bueno Lima - Espeto

‘Ola que tal’

Terça, 16 de julho de 2013

O vereador e diretor do sindicato dos servidores públicos Peti (PP), ao discursar na Câmara segunda-feria, falou em alto e bom som, ‘que se solidarizava com o prefeito Fernando Tureck (PMDB) e com os servidores que não aderiram à paralisação na sexta passada’. Isso é que é sindicalista... Foi para matar de vergonha a presidente do sindicato Adriana Zanella, que estava presente.

 

É isso aí...

Finalmente posso parabenizar o prefeito Fernando Tureck por ter aceitado o convite do radialista da rádio Liberdade FM, Jairson Sabino, e que respondeu todo tipo de pergunta do povo. Inclusive foi muito bem em suas respostas. Viu não doeu nada! E vou mais longe, deveria fazer isso toda semana - Um  programa tipo: “Pergunte ao prefeito”.

 

Vamos esperar

O prefeito Tureck ao ser questionado pela comunidade sobre várias obras e serviços prometido em campanha, afirma que vai ser feito. Então, agora é esperar pra conferir e o seu prazo fatal será em 2016, quando acontece eleição municipal.

 

E agora!

O prefeito Tureck, durante sua entrevista na Liberdade FM, deixou bem claro, reajuste para os servidores neste momento, ‘não é possível’. Com a palavra o sindicato dos servidores.

 

Será

Alguns vereadores nos bastidores já avisaram. Irão rejeitar a proposta de reajuste para setembro de apenas 1,21%, como anuncia o prefeito Tureck. É esperar pra conferir!

 

Desandou

Segundo a direção do sindicato dos servidores de SBS, o caldo já passou da fervura e entornou. E prometem ação mais efetiva para tentar sensibilizar o prefeito Tureck, para que conceda o reajuste. Já o prefeito está irredutível.

 

Solito no más!

Pela conversa que tive com o vereador Edimar Salomon (PP), ele está um pouco decepcionado com seus companheiros, Wotroba e Peti. 

 

De braçadas

Enquanto o prefeito de São Bento do Sul Fernando Tureck enfrenta tempestades e trovoadas, desde que assumiu, o de Rio Negrinho Alcides Groshkopf, está na maior lua de mel com os servidores municipais e a comunidade. E a cada dia anunciar novas obras e serviços.

 

Novidade!?

O PP de São Bento do Sul, anunciou para os próximos dias uma palestra sobre modernidade e o futuro. Mas sabe quem vai apresentar, Esperidião Amim. Tenha dó, será que o PP não tem mais ninguém em ascensão para mostrar para seus seguidores.

 

O direito de greve

Como bem ensinou o jurista e professor de direito administrativo Dr. Manolo Del Olmo, em seu livro escrito a duas mãos com o Dr. Reinaldo Moreira Bruno – ‘Servidor Público – Doutrina e Jurisprudência’ – 2006. E como existe uma ‘falha técnica e legislativa’, por não ter sido regulamentado o direito de greve, não obstante, a norma esteja bem expressada no art. 37, VII da Constituição Federal. Escreveu Del Olmo “...pacificação de entendimento dos Tribunais Superiores acarreta o não recebimento dos dias não trabalhados em razão da paralisação”. Então fica a cargo da decisão do prefeito, nesse caso especifico de descontar ou não o meio dia de paralisação que aconteceu na última sexta-feira, quando cerca de 800 servidores da prefeitura de São Bento do Sul, pararam cobrando a reposição salarial. Esse foi um dos assuntos que estavam na mesa do prefeito Fernando Tureck, quando esteve reunido com o seu secretariado. É esperar para conferir a decisão do alcaide.

 

E agora!

Claro que os servidores tem todo o direito de cobrar a reposição salarial de 8,46% referente há 15 meses. Por outro lado o prefeito Tureck, está entre a cruz e a espada, se der esse reajuste, entra no limite prudencial e daqui a alguns meses o Tribunal de Contas começar a pressionar para por as contas em dia. Que para isso terá que cortar empenhos, demitir comissionados, podendo até ter que demitir servidores em estágio probatório e numa ação drástica demitir, se for o caso efetivo. Mas não acredito que se chegue a esse ponto. Então a situação é – ‘se ficar o bicho come e se fugir o bicho pega’. Sem falar que se persistir e as contas ficar acima do limite, poderão ter verbas federais cortadas.  Então, agora se espera que os técnicos contratados pelo prefeito apresente uma solução para o impasse.

 

Inconstitucional

O vereador Edimar Salamon (PP), um dos opositores que mais tem cobrado ações da administração de Tureck, declarou que até é a favor do movimento pela diminuição dos cargos em comissão na prefeitura e Câmara. Mas se diz preocupado quanto a sua legalidade e a constitucionalidade do projeto. Para ele esse projeto que modifica a estrutura administrativa da prefeitura deve partir do executivo, ‘e não via legislativo’.

 

CPI

A CPI da Telefonia Móvel, presidida pelo deputado Silvio Dreveck (PP), convidou sete Procons para participarem da reunião desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Esta é a última reunião com instituições convidadas a colaborarem com o trabalho da comissão antes da convocação da ANATEL e das quatro operadoras que atuam no estado – Claro, Oi, Tim e Vivo. A CPI reúne-se às 17:30h na sala de Comissões da Alesc. Foram convidados os Procons de Florianópolis, Brusque, Joinville, Criciúma, Chapecó, Lages e o Procon Estadual.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA